Na última sexta-feira (20), os técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) realizaram uma apresentação conceitual do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Prefeitura de Juazeiro. Além dos sete sindicatos que representam os servidores do Município, também estavam presentes, o Prefeito Isaac Carvalho, o Vice-Prefeito, Francisco Oliveira, a Secretária de Administração, Maéve Melo, demais secretários, assessores e vereadores.
Maéve fez a abertura da apresentação ressaltando o quão árduo tem sido a elaboração do PCCR, mas demonstrou-se satisfeita com a concretização dessa grande vitória para o servidor público: “Sei que o desafio tem sido grande, mas é extremamente gratificante; sou servidora pública federal e sei da importância de um Plano de Cargos e Carreiras. Por isso, o empenho em fazer um Plano que não seja fictício, que seja possível e viável e que a Prefeitura tenha condições de pagar”.
O técnico da FGV, Maurício Goldstein, elencou todos os estudos que foram realizados, explicando cada uma das etapas que compõe o PCCR e, ao final, tirou dúvidas dos servidores presentes. Inicialmente, Maurício explicou que foi constituído um Grupo de Trabalho formado por servidores de todas as secretarias. Esse GT era composto por pessoas que conheciam as especificações de cada cargo que existe dentro da Prefeitura e tudo que era necessário para a valorização e o desenvolvimento do servidor.
Posteriormente, Maurício explanou sobre como se dará a evolução de cada servidor, através do sistema da meritocracia, que é baseado no reconhecimento e recompensa, no qual as posições hierárquicas são conquistadas quando se atingem os resultados estabelecidos. A carreira dos servidores será baseada pela gestão de competências institucionais, comportamentais e técnicas. Este tipo de gestão detecta as competências que são importantes para a realização das atividades de um cargo e/ou função.
Maurício fez questão de salientar que em 40 anos de serviço, nunca trabalhou com um Prefeito tão comprometido como Isaac: “Mais uma vez, agradeço o empenho do Prefeito, dos secretários e dos servidores que participaram do Grupo de Trabalho. Foi cansativo? Claro, todo trabalho é cansativo, mas o resultado está sendo altamente recompensador.”
O Prefeito Isaac ressaltou que a apresentação era apenas conceitual e que nada seria definido sem o consentimento dos sindicatos. Isaac também salientou que os servidores podiam ter três certezas: “Eu posso dar três garantias para vocês: a primeira é que nenhum servidor terá perda salarial com o PCCR; a segunda é que todos terão ganhos reais; e a terceira é que os salários serão acima da média do mercado”.
O Presidente da Guarda Municipal, Givanildo Marçal, disse que o PCCR era um sonho e que pela apresentação vai atender as expectativas: “Saímos satisfeitos da apresentação, as explicações foram satisfatórias. Agora, os sindicatos vão sentar com o Governo para discutir a questão da tabela (remuneração)”.
O auditor fiscal, Gilberto Gonçalves, servidor efetivo do Município, assistiu a apresentação e saiu com uma impressão positiva em relação ao que foi apresentado: “Sou servidor do Município há quase 13 anos, represento os servidores da secretaria da Fazenda e, até hoje, nunca tinha se discutido carreira de área nenhuma. Portanto, estamos na expectativa de ganhos substanciais”.
