A implantação de um shopping propicia diversos benefícios ao seu entorno, entre eles, a significativa valorização de imóveis.
Segundo pesquisa encomendada pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers), entre 2007 e 2011, os imóveis localizados próximos a novos centros comerciais foi 46% superior a outras regiões da cidade. Nos últimos cinco anos, mais de 100 shoppings foram inaugurados no país, sendo 31 os primeiros em suas cidades.
Segundo dados da ABRASCE, São Paulo é o Estado com maior número de shoppings no país, são 155 em operação. No entanto, a valorização é relativa e não se aplica em todos os casos. Dentre os fatores de valorização, aspectos como localização do empreendimento e acesso são decisivos.
“Antes de escolher o terreno ideal, passamos alguns meses estudando a cidade, fluxo de veículos, facilidade de acesso ao empreendimento dentre outros fatores. As vias que dão acesso ao mall têm que garantir tráfego rápido e suportar considerável número de veículos, mesmo no horário de pico. Não tenho dúvida que os imóveis no entorno do mall serão valorizados, até mesmo porque este será o maior centro de compras da região”, explica Marcelo Escobar, Gerente Regional Comercial da Tenco Shopping Centers, empresa responsável pela implantação do Juá Garden Shopping.
Outro fator que até meados do século passado era dispensado, hoje é considerado primordial; a facilidade de estacionamento. Atualmente todas as classes sociais precisam de um local para deixar seu veículo. Quando vão ao shopping não é diferente. Por isso o empreendimento deve comportar um volume considerável de veículos, oferecendo conforto e excelente experiência de compra.
Em geral, a valorização não ocorre apenas nos valores dos imóveis, mas também na melhoria das edificações, como aconteceu em um bairro da zona leste de Belo Horizonte. Alguns moradores estão no bairro Novo São Lucas há pelo menos 30 anos e testemunharam a região renascer com casas antigas transformadas em prédios após a inauguração de um mall.
“Esse movimento é natural nas proximidades de um shopping center. Afinal, morar perto de um empreendimento destes é vantajoso em diversos aspectos, até mesmo pelo fato de um shopping oferecer mix variado para compras, lazer e entretenimento. Dá pra fazer tudo em um só lugar. Em Juazeiro não será diferente e logo veremos os imóveis e terrenos da região se valorizarem”, afirma Escobar.
Sobre a Tenco
Fundada como construtora de edificações comerciais e residenciais pelo engenheiro Eduardo Gribel, há catorze anos a mineira Tenco Shopping Centers atua exclusivamente no segmento de shopping centers. Em seu DNA, ousadia, criatividade e solidez contribuíram para transforma-la em uma das líderes no mercado de malls, desenvolvendo, gerenciando e comercializando shopping centers em todo o Brasil. Atualmente, a companhia conta com 16 empreendimentos em seu portfólio, preferencialmente implantados em cidades consideradas polo na região e/ou com grande potencial de crescimento.
Em 2014, a empresa inaugurou dois malls, o Roraima Garden Shopping em Boa Vista – RR e o Lages Garden Shopping em Lages – SC. Além de duas inaugurações previstas para 2015, Via Café Garden Shopping em Varginha –MG e Juá Garden Shopping em Juazeiro da Bahia – BA.
Levando desenvolvimento às cidades do interior do Brasil por meio da construção de centros de convivência e experiência, a estratégica da Tenco baseia-se em novos mercados que tenham potencial para receber grandes shoppings. Além da implantação do Juá Garden Shopping em Juazeiro da Bahia/BA e do Garanhuns Garden Shopping, em Garanhuns/PE, a Tenco está presente em outros estados da região Nordeste, administrando o Cariri Garden Shopping em Juazeiro no Norte/CE e o Arapiraca Garden Shopping em Arapiraca/AL.

