Governo quer Uneb formando quadros para atender novo ciclo de desenvolvimento

O chefe de gabinete da Casa Civil do governo estadual, Carlos Mello, defendeu hoje a importância da UNEB na formação de quadros para atender ao novo ciclo de desenvolvimento da Bahia.

“Esta universidade tem a missão de formar profissionais qualificados nas várias regiões do estado para atender a esse ciclo de desenvolvimento do estado, que prevê bilhões de reais de investimentos em novas indústrias”, disse.

Mello representou o secretário Rui Costa na primeira edição do encontro Diálogos: Universidade-Cidades, realizado hoje (13) pela manhã no auditório do Departamento de Educação do Campus I da UNEB, em Salvador.

Prefeitos, vice-prefeitos e assessores das prefeituras dos 24 municípios onde a instituição de ensino possui campi participaram do encontro, além de gestores da universidade.

A mesa do evento, coordenada pelo reitor Lourisvaldo Valentim, contou com a participação do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, representando o presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano (PT); o deputado Reinaldo Braga (PR), representando os deputados estaduais; e o prefeito de Serrinha, Osni Cardoso (PT), graduado pela UNEB.

Gestores municipais presentes asseguraram que vão continuar colaborando com os programas e ações que a universidade desenvolve em suas regiões, com o apoio do governo do estado, reconhecendo a relevância e qualidade dos cursos oferecidos.

A prefeita de Euclides da Cunha, Maria de Fátima Soares, aproveitou para fazer a doação de um terreno à universidade para construção de uma nova sede para o Campus XXII da instituição.

Ao final do encontro, o reitor Lourisvaldo Valentim agradeceu o apoio das prefeituras e do governo do estado e falou sobre os desafios que a comunidade acadêmica e os parceiros da universidade precisam encarar este ano.

“Talvez 2012 seja o melhor ano para esta instituição e para as prefeituras, porque, como todos nós teremos que racionalizar e contingenciar os recursos públicos, por força da crise internacional, vamos precisar ter mais criatividade e empenho para encontrar as soluções mais viáveis”, afirmou o reitor. 

A proposta do encontro foi fortalecer o relacionamento entre os gestores públicos municipais e os dirigentes da instituição de ensino, com o objetivo de ampliar e consolidar parcerias que contribuam para o desenvolvimento educacional e social desses municípios e suas regiões.

Devido à capilaridade multicampi da UNEB – que tem atuação direta em 24 municípios e desenvolve programas e ações em cerca de 400 cidades baianas -, os campi da universidade são responsáveis pela interiorização do ensino superior público de qualidade nas áreas da graduação e pós-graduação, da pesquisa e extensão, mantendo um diálogo permanente com as cidades.

(Ascom UNEB)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *