Na última sexta (20), o deputado estadual Zó (PC do B), acompanhado de técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODESVASF), Jorge Luiz e Petrônio Campos, do vice-presidente do Instituto da Fruta, Josival Santos Barbosa e do vereador da cidade de Juazeiro, Eduardo Lopes (PC do B) visitou as estações de bombeamento dos perímetros irrigados de Curaçá, Maniçoba e Mandacaru. Com a estiagem prolongada, estes projetos estão enfrentando problemas com o bombeamento da água.
De acordo com a Codevasf, a estação mais crítica é a do projeto Maniçoba. “Com a expansão da área irrigada em quase 100%, a estação de bombeamento está trabalhando no limite operacional”, afirmou Petrônio. O projeto Maniçoba possui cerca de oito mil hectares irrigados, sendo que 80% deste montante é dedicado às culturas perenes (manga, uva, goiaba, cana-de-açúcar).
“Caso não seja adotada nenhuma medida nos próximos meses, a estação de bombeamento poderá entrar em colapso, gerando perda total da atividade produtiva e desencadeando uma onda de desemprego”, avaliou Jorge Luiz.
O projeto Maniçoba gera aproximadamente 20 mil empregos, considerando diretos e indiretos. Conta com 565 famílias assentadas, que juntas chegam a produzir quase 90 mil toneladas de manga e 12 mil de uva anualmente.
Para o deputado Zó, que vem sendo o representante dos produtores na Assembleia Legislativa da Bahia, é necessário encontrar uma solução definitiva e em curto prazo. “Precisamos contar com o apoio de todos e vamos bater em todas as portas atrás de ajuda. Não vamos desistir, pois sabemos da importância dos projetos irrigados para a região norte da Bahia”, afirmou.
