
Antes de sentir falta, cuide para que não falte”, foi com esse tema que o Conselho Comunitário de Segurança Pública, região 1 setor Norte, promoveu nesta quinta-feira (19), um seminário relacionado ao tema água, no auditório da Codevasf em Juazeiro. Participaram da palestra o professor e coordenador da Facape, André Luiz Queiroz Andrade, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Joaquim Neto, e o representante da comissão pastoral da terra, Roberto Malvezzi.
A palestra foi iniciada pelo professor e coordenador da Facape, André Luiz Queiroz Andrade, comentando sobre o desperdício da água virtual. “Muitas pessoas não sabem o que é essa água virtual, porém é a quantidade de água gasta para produzir um bem, produto ou serviço. Ela está embutida no produto, não apenas no sentido visível, físico, mas também no sentido virtual, considerando a água necessária aos processos produtivos”, explicou. André ressaltou ainda que se faz necessário as pessoas mudarem seus hábitos para não ocorrer o desperdício da água e nem dos alimentos.
Para o diretor do SAAE de Juazeiro, Joaquim Neto, eventos como esses fortalecem a discussão sobre o tema e na oportunidade falou sobre o que a autarquia tem feito para conscientizar a população. “O SAAE vem empreendendo ações de conscientização com campanhas que visam alertar sobre o uso racional da água e com isso evitar o desperdício, fazendo com que o consumidor seja também um vigilante de uma causa que diz respeito à vida de todos, ajudando a preservar esse precioso liquido mediante um consumo consciente”, informou Joaquim.
O diretor da autarquia também melhorou as ações de melhoria de abastecimento de água no interior do município, a exemplo da construção de 14 sistemas de abastecimento de água, perfuração de 70 poços tubulares, manutenção e instalação de cataventos, instalação de bombas submersas, melhorando assim a qualidade de vida do homem do campo.
O organizador do evento, o comandante da 73ª da Companhia da Policia Militar, capitão José Roberto, destacou que foi ampliada a data em comemoração ao dia da água, com atividades educacionais duradouras, para que a comemoração enseje reflexão e mudança de comportamento das pessoas. “O progresso e o crescimento populacional trouxeram consigo uma grande preocupação sobre como definir ações e atividades humanas que visam suprir às necessidades atuais dos seres humanos, demonstrando falta de comprometimento com o futuro das próximas gerações, dada a progressiva escassez dos recursos naturais. Em face disso, urge a necessidade de preservar a água e o meio ambiente”, falou.
Por Luzete Nobre/ SAAE