Foto: Aymée Francine / Bahia Notícias
Os integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Bahia entraram em Salvador nesta terça-feira (17), em sequência à marcha iniciada em Feira de Santana. Eles começaram a caminhada às 6h30, pela rodovia BR-324 – são cerca de seis mil pessoas que participam da marcha antecipada do chamado Abril Vermelho.
Os membros do MST seguem pela Avenida Paralela e devem ir até o Centro Administrativo da Bahia (CAB), onde pretendem entregar a pauta de reivindicações à Governadoria do Estado. A Transalvador montou uma operação especial para acompanhar a marcha e os manifestantes ocupam apenas a faixa da esquerda – eles tomam totalmente a faixa de rolamento.
A marcha faz parte das ações relacionada à Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária, iniciada na semana passada. Além disso, ela objetiva denunciar a falta de atenção das autoridades municipais com a estruturação do Centro de Referência e da Casa Abrigo de Feira de Santana, a redução do orçamento referente à agricultura familiar, e reivindica a construção de creches pelo Programa Brasil Carinhoso. “Abrimos as negociações com setores do governo e seremos recebidos ainda hoje por Rui Costa.
A expectativa é que ele ajude a cumprir a pauta de reivindicação durante seu governo, com mais políticas públicas para o campo e ampliação dos projetos em curso na Bahia”, disse o dirigente nacional do MST, Márcio Matos. Os militantes devem se reunir com o governador Rui Costa (PT) ainda nesta terça-feira , às 15h.
