Parabéns a todos que votaram, a todos que participaram dos atuais atos de manifestação, independente da opinião, parabéns a todos que preferiram ficar em casa, independente da opinião. Ouvi alguém perguntar se as pessoas que saíram as ruas mudaram alguma coisa, do mesmo modo me pergunto se as pessoas que ficaram em casa mudaram alguma coisa.
Na verdade estamos gozando apenas do nosso direito democrático, poder falar o que quiser, externar nosso pensamento e opinião. Mas a verdadeira mudança não vai vir saindo as ruas, e tão pouco ficando em casa. Quer mudar o Brasil, o mundo? É simples, seja o exemplo.
Fique incomodado com as coisas erradas que vê, lixo no chão ou mal descartado, carros expelindo fumaça fora do padrão, calçadas irregulares, desrespeito a acessibilidade, bebida para menores, uso irregular de estacionamento, buracos, trânsito e falta de estrutura, motorista irresponsáveis, atendimentos mal prestados, serviços incompletos…a lista é grande.
A verdade é que se lutarmos contra o que é errado e dermos exemplos do que é certo, o sistema todo acabará se alinhando. A corrupção existe, por dois motivos básicos, quem quer algo e quem tem algo a dar. O corrupto ativo geralmente tem algo que outros não podem ter, mas dependem do corrompido para se favorecer. Já o passivo vê dois pontos neste jogo, um é a imposição de um sistema que só funciona se devolver a quem o facilitou um contrato, a outra é oportunidade equivocada que é a única forma de ter algo, ou de ser algo/alguém.
Quando dizemos NÃO ao errado, NÃO a corrupção, excluímos as pessoas e ambientes iguais. Vamos mudar o Brasil, vamos mudar o entendimento de jeitinho brasileiro. Temos que explorar o melhor de nossa mistura, nossa realidade, a capacidade de ver o mundo diferente, lutar pelo que queremos.
Deixa o PT, deixa Dilma, deixa a corja toda, independente do lado/interesse político/pessoal, vamos destruir o que os mantém, vamos destruir a base desta pirâmide, quebrar este ciclo. Não adianta reclamar só do agora, tudo que esta sendo exposto já existia, é algo que muitos confundem como cultural em nosso país. Quer mudar o país, mude a você primeiro, não seja igual, não deixe que outros façam, denuncie, aponte, fale, grite, fotografe, divulgue, se sinta incomodado.
*Thiago de Souza Nery. Um brasileiro incomodado e buscando ser exemplo.

