NÉCTAR DE UMBU E MARACUJÁ DA CAATINGA FORAM DESTAQUES DURANTE FESTIVAL EM UAUÁ

blogqsp.festadoumbu.uauá

Os sabores marcantes do umbu e do maracujá da caatinga já são bem conhecidos na região semiárida.

Durante a 7ª edição do Festival Regional do Umbu, realizado nos dias 6 e 7 de março em Uauá, no Norte baiano, o público aproveitou para experimentar os novos produtos à base destas frutas. A oportunidade aconteceu na oficina ministrada pelo Sebrae “Da elaboração a Degustação de novos produtos – Sucos (Néctar) de Umbu e Maracujá da caatinga”, no dia 7.

As bebidas estão sendo desenvolvidas pelos agricultores familiares da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), em parceira com o Sebrae, e são compostas de 20% a 30% de suco de fruta, água, açúcar e conservantes. “O néctar é um produto pronto para consumo e apresenta vantagens em relação à polpa de fruta congelada, como mais praticidade na preparação e a dispensa do congelamento, o que simplifica sua estocagem e distribuição”, destacou o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro.

Um dos participantes da oficina foi o empresário e presidente da Associação do Desenvolvimento Sustentável do Setor Comercial e Empresarial de Uauá, José Umberto Teles. “Os produtos revelam o sabor indescritível da nossa terra e vêm para somar e dar ênfase à produção regional, além de valorizar a matéria-prima da região. Com certeza, os produtos terão boa receptividade e aceitação no mercado”, disse.

Orientação

Desde 2004, os agricultores familiares dessas comunidades rurais são acompanhados pelo Sebrae por meio de consultorias que visam melhorar o processo produtivo e organização da cooperativa. Segundo o consultor do Sebrae, Pedro Meloni, a cooperativa já é referência no segmento de doces e geleias, mas percebeu a necessidade de diversificar sua atuação. “Com o Programa Vida Melhor Rural, foi elaborado um Plano de Negócios para implementar a nova linha de bebidas, que prevê a fabricação de polpa de frutas congelada, concentrado líquido para refresco e néctar”, explicou o consultor. Para isso, são realizadas visitas mensais para atividades como oficinas, prática de desenvolvimento dos produtos dentro da fábrica atual e degustação dos produtos. “Realizamos ainda reuniões com os setores da cooperativa, com o objetivo de ampliar a área de atuação, acompanhando a dinâmica do mercado, com uma visão empresarial, porém sem perder sua essência que é o desenvolvimento social e ambiental”, completou.

Técnico do Sebrae Juazeiro, Rinaldo Moraes explica que o programa Vida Melhor Rural é fruto da parceria entre o Sebrae e o governo estadual e visa estimular a gestão qualificada dos empreendimentos agroindustriais, levando resultados para as famílias integradas a esses negócios. Um dos eixos do programa é aparelhar e fornecer conhecimento e habilidades técnicas gerenciais, garantindo maior competitividade no mercado. “Estamos bastante confiantes com os produtos que estão sendo desenvolvidos em Uauá. É impressionante o crescimento do setor de bebidas ano a ano e os novos produtos vão possibilitar que a cooperativa conquiste novos mercados em nível local e nacional”, destacou.

Além do lançamento dos novos produtos, o presidente Coopercuc esclarece que projeto prevê ainda a captação de recursos para a implantação de uma nova fábrica em Uauá, que vai permitir a instalação de uma linha de produção adequada para os novos experimentos. “Acredito que a agroindústria será inaugurada no segundo semestre deste ano e, logo em seguida, os néctares de umbu e maracujá da caatinga devem ser lançados no mercado. O projeto encontra-se na fase final de construção do galpão industrial, para posterior instalação dos equipamentos. A partir daí, serão realizados os testes finais para fabricação dos produtos e capacitação da equipe de produção”. 

Lucilene Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *