SECJU APOIA E PRESTIGIA CURTA SOBRE OS CONGOS DE JUAZEIRO

          blogqs.congos.juazeiro

Com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU), e organismos do Estado da Bahia, foi realizado dia 07, na Praça da Bandeira em Juazeiro, o projeto de valorização da cultura popular, onde num mesmo momento teve exposição de fotos sobre a Congada, e a exibição do curta-metragem “Dançando e Cantando na Rua – Pela memória e preservação dos Congos de Nossa Senhora do Rosário de Juazeiro-Bahia”.

Um bom público compareceu à Praça da Bandeira, local bem apropriado para a exibição do documentário, tendo como parte do “cenário urbano”, a Catedral de Nossa Senhora das Grotas, patrimônio histórico do município. O curta sobre os Congos teve depoimentos de Rosy Costa, diretora da Fundação Museu Regional do São Francisco, de Maria Isabel Figueiredo, folclorista e historiadora, entre outros conhecedores da Congada e da cultura da cidade.

O idealizador do projeto Rodrigo Gomes Wanderley conduziu o projeto com afinidade e cuidado, mostrando a importância “inquestionável” dos Congos para a cultura local e a sua preservação como patrimônio imaterial do município de Juazeiro. Para Rodrigo “Pezão”, o apoio da prefeitura, através da SECJU, mostra que o governo municipal também está afinado e preocupado com a preservação da cultura popular.

“A atual gestão municipal tem demonstrado sensibilidade com a cultura popular e com as iniciativas que buscam valorizar estas manifestações”, declarou Pezão. A equipe da SECJU presente à exibição do curta-metragem estava representada pelo titular da pasta, Donizete Menezes, e pelo diretor de Cultura Márcio Ângelo Ribeiro. O secretário Donizete parabenizou Rodrigo e toda a sua equipe, destacando a importância dos Congos para a cultura local.

“É importante que o Município abrace projetos como esse, e estamos sempre abertos para apoiar iniciativas que valorizem a nossa cultura”, afirmou.

O projeto foi contemplado pelo edital do Centro de Culturas Populares e Identitárias da Bahia – (CCPI), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT/BA). A exibição do curta também contou com as presenças de José Pereira Filho (Zé Govéi) condutor dos Congos, e de Alan Alves, representante Territorial de Cultura do Sertão do São Francisco, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Por Paulo Carvalho/SECJU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *