UMA NOITE DE ARTE BRINDOU O DIA DA MULHER EM SOBRADINHO

blogqsp.diadamulher.sobradinho

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, em comemoração ao dia internacional da mulher celebrado ontem, 8 de março, desenvolveu uma programação cultural na Praça Geraldo Silva, com os talentos da cidade.

A gerencia de cultura, comandada por Caul Sena, promoveu uma tarde-noite prestigiada, quando os artistas  mostraram seus talentos e reverenciaram a mulher Sobradinhense.

O Professor Acauã levou a capoeira e mostrou o trabalho realizado pelo CEBEC, que estimula o esporte e a tradição da cultura afrodescendente.

Também houve apresentação de hip hop , que contagiou aos presentes e não deixou ninguém parado.

No palco, as bandas “Na Margem”e Duas Tribos, cantaram a beleza e a força da mulher. E através do teatro, os atores fizeram uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

Os estandes montados na praça exibiram o artesanato local. Chamou atenção o trabalho com material reciclado da Professora e artesã Regina Alves. Pneus que se transformam em cadeiras, peças decorativas, brinquedos. Presente também a Associação de Artesãos , Fundação Tucano e, de Juazeiro, os grupos “Encrespa Geral” e “Toda enrolada” levaram uma reflexão sobre beleza e auto estima da mulher negra. As integrantes deram dicas de beleza, tratamento de cabelos, confecção de turbantes e também comercializaram seus produtos, disseminando a cultura afro.

“Esse evento é importante para marcarmos a data. O oito de março nasceu da história de resistência da mulher. Não podia passar em branco. Dezenas de mulheres foram mortas porque lutavam pelos seus direitos trabalhistas. Muitas, ainda hoje, continuam oprimidas e vítimas de todo tipo de violência. Precisamos refletir sobre as conquistas da mulher e os passos que precisam ser dados”, afirmou Josefa Rita da Silva, integrante do movimento de trabalhadores rurais, que abriu o evento resgatando a origem do 8 de março.

“Desenvolvemos uma política de inclusão, de valorização da mulher e igualdade de gêneros. O Brasil precisa avançar mais nas políticas públicas para as mulheres, mas é notório que muito já foi feito. Graças a muita luta das mulheres as conquistas são visíveis. Este momento de arte, celebra estas conquistas”, ressaltou Téo Mossoró, Secretário de Turismo, Cultura e Esporte.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *