Unidades Básicas de Saúde de Petrolina comemoraram o Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado, hoje (08), em todo o mundo, algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Petrolina organizaram uma programação especial para atender, exclusivamente, o público feminino. Consultas médicas, exames e palestras foram realizados pelas equipes de Estratégia em Saúde da Família das UBS dos bairros Alto da Boa Vista, São Gonçalo e Cohab Massangano, com foco na Saúde da Mulher.

“Nesta semana da mulher escolhemos um momento para intensificar as ações que já são desenvolvidas diariamente nas Unidades de Saúde mantidas pelo Município”, afirmou a coordenadora de Atenção Básica à Saúde, Regina Dantas. Nos dias 07 e 08, as mulheres participaram de rodas de conversa sobre prevenção à DST/HIV/AIDS, com o apoio de estudantes de enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), distribuição de material informativo e preservativos, realização do exame citopatológico (preventivo), consulta médica e agendamento de mamografia para mulheres com idade acima de 40 anos.

“Conversamos com as mulheres sobre os perigos da prática sexual sem proteção, tiramos dúvidas e orientamos sobre o uso correto dos preservativos em todos os tipos de relação”, relatou a dentista Soraia Alves, da UBS do bairro Alto da Boa Vista, que coordenou as rodas de conversa. “O atendimento hoje foi muito bom porque não precisou de marcação e eu pude fazer tudo. Participei da palestra, já fiz o preventivo, agendei a minha mamografia e vou passar pela consulta com a médica”, contou a agricultora Maria Dalva de Souza, enfatizando o bom atendimento prestado pelos profissionais.

Para a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, a data é uma oportunidade de chamar a atenção das mulheres para o cuidado com o seu corpo. “Precisamos aproveitar datas desse tipo, que geram mobilização, para alertar o público feminino sobre a importância de prevenir doenças como o câncer de mama e de cólon de útero”, avaliou a gestora.

(Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *