CAMINHADA DA MULHER LEVOU CENTENAS DE PESSOAS ÀS RUAS DE JUAZEIRO

blogqsp.caminhadamulher.juazeiro

No último sábado (07), a Avenida Adolfo Viana, no Centro de Juazeiro, foi tomada por mulheres urbanas, rurais, mães, filhas, avós, netas, sindicalistas, políticas, funcionárias públicas, comerciárias, entre tantas outras, que aproveitaram a Caminhada da Mulher para comemorar as conquistas alcançadas e também refletir sobre o seu papel na sociedade. O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher – CMDDM, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A concentração aconteceu na Lagoa de Calu, onde a secretária da SEDIS, Célia Regina Carvalho, parabenizou todas as mulheres e agradeceu à equipe do social. “A Caminhada deste ano presta uma merecida homenagem aos 10 anos do CIAM, pelos serviços oferecidos às mulheres que sofrem violência no nosso município. Sabemos que ainda precisamos melhorar muita coisa, por isso peço a todas vocês para continuarmos nesta caminhada em busca de novas conquistas para todas nós.

O prefeito Isaac Carvalho tem sido nosso parceiro em todas as ações no que se refere à implantação de políticas públicas para mulheres no município”, ressaltou a secretária.

Célia Regina agradeceu também a participação da equipe da Secretaria de Saúde – SESAU, que deu orientações sobre as DST, e distribuiu preservativo e viseira para os participantes. A presidente do CMDDM, Suely Argolo, falou da importância da participação da sociedade civil e das instituições no Conselho. “Assumi há pouco tempo a presidência, quero aproveitar e convidar a todas para participar das discussões e fortalecer cada vez mais o Conselho da Mulher”, disse Suely.

Durante a solenidade a gerente de Diversidade da SEDIS, Luana Rodrigues, fez uma homenagem a dez mulheres que já prestaram serviços no CIAM e que também foram beneficiárias. Antes de iniciar a Caminhada, os professores de Zumba, Cíntia Souza e Felício Bonfim, realizaram uma aula de alongamento e entraram na Avenida em cima de um mini trio, arrastando a mulherada com muita música e malhação até a Praça Imaculada Conceição.

Janaina de Souza, da Pastoral da Mulher, disse que é a segunda vez que participa do evento, e este ano levou as duas filhas para comemorar o Dia da Mulher. “Nós somos mulheres guerreiras, que lutamos dia e noite por uma sociedade melhor, mais justa e sem preconceitos. Falta muita coisa, principalmente em relação a violência, mas acredito que estamos no caminho certo”, afirmou Janaína.

Apesar do sol forte, as mulheres levaram animação, beleza, alegria, diversidade e reflexão para as principais ruas do comércio. “A mulher precisa ser mais valorizada, ainda existe muito preconceito, principalmente as mulheres negras. Mas as conquistas foram muitas, por isso estamos comemorando o nosso dia”, pontuou a estudante Thais Souza.

Estavam presentes no evento o deputado estadual Crisóstomo Lima (Zó), a vereadora Poliana Amorim (PCdoB), o presidente do PT de Juazeiro, Paulo Henrique, a chefe de gabinete, Angelita Carvalho, o assessor Agnaldo Meira, a delegada da DEAM, Rosineide Motta e representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Pastoral da Mulher, do Espaço Lilás, do Movimento das Mulheres de Maniçoba, Clubes de Mães, Dires, Comunidades de Terreiros, entre outras instituições.

Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *