JUAZEIRO SEDIA A PARTIR DE HOJE A 2ª REUNIÃO DE COORDENAÇÃO DE PESQUISA DA AGENCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA

blogqspmoscamedEntrada 1

A Biofábrica Moscamed Brasil sediará, entre estes dias 09 a 13 de março, a Second Research Coordination Meeting (RCM) –Segunda Reunião de Coordenação de Pesquisa-  da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Juazeiro/BA. É a primeira vez que o encontro acontece no Brasil e reunirá pesquisadores de treze países como Itália, França, Alemanha, Paquistão, Espanha, Sri Lanka, entre outros.

O evento é uma realização da AIEA e conta com apoio da Moscamed Brasil. Tem por objetivo explorar métodos genéticos, mecânicos e comportamentais de separação de sexo em mosquitos.

A Coordenadora do Projeto Aedes Transgênico (PAT) e integrante do grupo,  Margareth Capurro, explica que o método utilizado atualmente para a sexagem, a separação de pupas machos das pupas fêmeas, ainda é manual e laborioso.

“A separação sexual das pupas é a atividade mais demorada e onerosa no processo de criação dos mosquitos transgênicos. A gente acredita que com este evento outras alternativas possam ser criadas para eliminar essa dificuldade, otimizar a produção e tornar esse tipo de tecnologia mais acessível”, declarou Capurro.

Durante o encontro os participantes discutirão também sobre melhorias nos métodos para controle de população dos vetores transmissores de dengue, malária e chikungunya, criação massal de mosquitos e controle de qualidade do PAT. A pauta de discussão incluirá ainda, a caracterização citogenética e molecular de marcadores específicos para sexo nos mosquitos.

A RCM ocorre anualmente, uma vez em cada país e instituição participante da equipe, que possuem experiências em criação massal de mosquitos, como é o caso do Brasil e da Moscamed. A Biofábrica é a única instituição no mundo que desenvolve todas as etapas do controle vetorial utilizando mosquitos geneticamente modificados: a criação massal; a liberação em grandes quantidades do inseto; o monitoramento e o engajamento com a comunidade.

Para a superintendente da Moscamed, Carla Santos, é uma “honra” receber os pesquisadores da AIEA, que é uma instituição de referencia mundial na produção de conhecimento científico e parceira da Moscamed na partilha de novos saberes na área de biotecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *