Representantes do governo tailandês visitam hoje (08) a Moscamed e conhecem programa de monitoramento da mosca da fruta

Nesta quinta-feira, dia 08, Juazeiro na região norte da Bahia, receberá a visita de uma delegação formada por representantes do governo Tailandês. Os gestores visitarão a Moscamed para conhecer o processo de criação de Ceratitis capitata, praga que ataca frutos, e é popularmente conhecida como mosca-do-mediterrâneo. Por terem clima e solos parecidos com o Brasil, os tailandeses conhecerão as técnicas adotadas no programa de controle e monitoramento da mosca das frutas no Vale do São Francisco. A missão procura também o contato com instituições relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e extensão do controle integrado no Brasil, para futuras parcerias.

Em 12 de setembro de 1984, o Brasil e a Tailândia assinaram e um Acordo de Cooperação Técnica e Científica, que reafirma esse encontro entre representantes dos governos. A reunião acontecerá de 7 a 11 de março de 2011, para o intercâmbio de informações sobre técnicas no Monitoramento de Pragas, na aplicação da Técnica do Inseto Estéril – TIE (Sterile Insect Technique), como forma de controle biológico.

Em documento enviado pela Associação Brasileira de Cooperação ligada ao Ministério das Relações Exteriores, a mesma enfatiza que a mosca-da-fruta é a principal praga que afeta a produção de frutas, tanto na Tailândia quanto no Brasil. “A praga causa grandes perdas de produção e restrições de quarentena dos países importadores, tais como os Estados Unidos, Japão e membros da União Européia (UE)”, completou Aldo Malavasi.

Considerado um exemplo de sucesso, o Brasil é reconhecido mundialmente na área de programas de controle integrado da mosca-das-frutas com uso da tecnologia SIT. Além disso, o país tem conduzido uma série de fóruns internacionais sobre o combate da mosca-das-frutas, e tem conduzido continuamente pesquisa e desenvolvimento na área com o apoio tanto do setor público quanto do privado. Devido o potencial, a Tailândia investe para se tornar o centro regional da tecnologia SIT e tecnologias relacionadas para toda a região do Sudeste Asiático.

Técnica do Inseto Estéril – TIE (Sterile Insect Technique)

O SIT foi também integrado aos programas de controle de pragas em países como o Brasil, a Argentina, o México, a Guatemala e a África do Sul. Por haverem certificado áreas livres de pragas conforme os Padrões Internacionais de Medidas Fitossanitárias (ISPM) da FAO, estes países possuem, atualmente, vantagem competitiva na exportação de frutas de alta qualidade para mercados concorridos como os EUA, a UE e o Japão.


A tecnologia SIT consiste da liberação massiva de insetos estéreis que sobrepujam os insetos férteis do ambiente na disputa pelo acasalamento, gerando uma forma de controle de natalidade que, por sua vez, elimina a geração seguinte da praga.

Para mais informações, noticias dos projetos e pesquisas da Moscamed sigam-nos no twitter.com/moscamed e acompanhe também pela nossa página facebook.com.br/Moscamed

VISITA À MOSCAMED

MISSÃO DO GOVERNO DA TAILÂNDIA

Delegação:

1. Sr. Withaya Athipanan – Vice-Diretor Geral, Departamento de Extensão Agrícola

2. Sra. Reingjit Promsatit – Diretora do Bureau de Desenvolvimento de Qualidade Agrícola

3. Sra. Watchareeporn Orankanok – Diretora da Divisão de Controle de Pragas, Bureau de Desenvolvimento de Qualidade Agrícola

4. Sra. Omsap Viyakornvilas – Estatística Sênior

5. Sra. Sunisa Boonyapatipark – Chefe da Subdivisão de Relações Exteriores, Divisão de Planejamento, Departamento de Extensão Agrícola

6. Marcos Targino Gambini – Intérprte da ABC

Período: 07 a 13/março/2012

AGENDA

Quinta-feira, 08/março

09h às 10h – Visita ao Mercado do Produtor

10h às 12h30 – Moscamed

14h – Tour Moscamed

Sexta-feira, 09/março

Manhã – Visita à Nova Fronteira

 Moscamed/MAPA

Tarde – Moscamed

 Apresentação sobre Monitoramento

Sábado, 10/março

Manhã – Visita à Vinícola Miolo

Segunda-feira, 12/março

Tarde – Visita à Embrapa

Terça-feira, 13/março

Manhã – Visita às áreas de manga, uva, goiaba e acerola.

Tarde – Moscamed

Apresentação sobre “Controle integrado de pragas na cultura da manga”

Iana Lima – Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *