A cidade de Araripina, no Sertão do Araripe, é o maior polo gesseiro do país. Visando a atender os profissionais dessa região, a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) analisam a possibilidade de abrir um curso de especialização lato sensuna cidade.
Para discutir o assunto e fortalecer a ideia, o presidente da Facape, Rinaldo Remígio, recebeu na última semana o diretor acadêmico do Itep, Eugênio de França. Acompanhados ainda do diretor acadêmico da autarquia, Antonio Habib, eles conversaram sobre a matriz curricular, prazos e o quadro de professores do curso, que contará com docentes da três instituições.
O curso em Gestão da Tecnologia do Gesso será direcionado aos profissionais de várias áreas, desde arquitetura, engenharia e gestão até licenciaturas. Para o professor Eugênio de França, a iniciativa atenderá uma necessidade regional do polo gesseiro. “Fazendo a especialização, o profissional já está pronto para ingressar no mestrado ou garantir uma vaga no mercado de trabalho”, disse.
De acordo com o presidente Rinaldo Remígio, a previsão é de que o curso tenha início no segundo semestre deste ano. Para ele, a iniciativa aproxima as instituições e favorece também os professores da autarquia.
“A parceria com o Itep começou em 2010 e vem sendo fortalecida a cada ano. Esse intercâmbio também acrescentará na formação e experiência dos nossos docentes, além de atender uma necessidade antiga dos profissionais do Araripe, oferecendo mais capacitação e, consequentemente, gerando emprego e renda”, ressaltou.
Sara Raquel Reis
