Exposição de Caprinos e Ovinos em Abóbora empolga criadores da região

Animais das raças anglo-nubiana, bôer, dorper e saanen estiveram em exibição neste final de semana (3 e 4), na 1ª Exposição de Caprinos e Ovinos realizada no Copão Social Clube em Abóbora, distrito de Juazeiro. O evento reuniu criadores de toda região e contou com o apoio da Prefeitura de Juazeiro e da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco (ACCOSSF).

Formar empreendedores e produtores foi o ponto central da exposição. “A nossa ideia é que os moradores desse distrito conheçam novas raças e novas tecnologias para que eles venham no futuro próximo, produzir aquilo que o mercado quer. O caprino e o ovino precoce. O objetivo principal dessa exposição é promover o desenvolvimento do setor e proporcionar a todos os criadores a serem empreendedores e quem sabe, produzir animais que possam ser comercializados para outras cidades e até mesmo outros paises”, declarou o presidente da ACCOSSF, Juvêncio Lustosa.

Cerca de 200 animais foram expostos e comercializados durante o evento. Segundo o produtor Marcos Rogério, eventos como esse, são importantes tanto para a comercialização de animais como para a troca de experiências. “Estou apresentando alguns animais melhorados que são criados aqui na caatinga e minha intenção é mostrar para os criadores de Abóbora que eles podem criar também, pois é isso que o mercado exige”, disse. Já o produtor do distrito de Abóbora, Gilvan Santana declarou está muito empolgado com a exposição. “É o primeiro evento desse porte que realizamos, e toda essa movimentação nos impulsiona a querer melhorar cada vez mais os nossos rebanhos”, observou.

De acordo com o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Juazeiro, Agnaldo Meira, a ideia é multiplicar o evento para todo o interior. “O que nós queremos é integrar a caprinovinocultura com a agricultura familiar, responsável hoje por mais de 90% de todo criatório de caprino e ovino da região. Essa é uma exposição de sucesso e a idéia é multiplicar para todo o interior de Juazeiro”, expôs.

Para o prefeito Isaac Carvalho é de fundamental importância divulgar o setor caprino e ovino da região. “O nosso objetivo é divulgar e mostrar que hoje a melhoria genética dos animais da região é considerável; precisamos trabalhar esse conceito, pois existe tecnologia para isso. Vamos todos estimular o cooperativismo e associativismos, potencializando o setor”, afirmou.

Também durante o evento foram realizadas palestras abordando a qualidade alimentar dos caprinos e ovinos.

Cadastro Nacional de Informação Social

Paralelo a exposição foi realizada durante o evento, reunião para informar aos agricultores e representantes de associações a necessidade da realização do Cadastro Nacional de Informação Social (CNIS), que é à base de dados nacional que contém informações cadastrais de trabalhadores empregados e contribuintes individuais, empregadores, vínculos empregatícios e remunerações para informar a previdência que o produtor é assegurado social.

“Esse processo irá facilitar a vida dos agricultores e produtores, agora o produtor não irá precisar apresentar sua documentação toda vez que for dar entrada em algum beneficio”, explicou o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Emerson da Silva.

Também durante a reunião o prefeito Isaac Carvalho fez um breve relato sobre as conquistas já alcançadas para o interior do município, como a recuperação de mais de 700 km de estradas vicinais, reafirmando seu compromisso com a zona rural. “Estamos trabalhando para melhorar as condições de vida do homem do campo, além das estradas, estamos trabalhando para que o município seja totalmente atendido pelo Programa Água para Todos, além é claro da iluminação pública, uma de nossas prioridades”, destacou.

(Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *