As negociações entre a Prefeitura de Petrolina e os comerciantes do Ceape têm avançado. Mais um encontro foi realizado, nesta semana, com a participação de membros da gestão municipal, incluindo o gestor do Centro Administrativo, Marcone Prazeres; o Procurador do município Fábio Lima; os secretários de Orçamento, Planejamento e Gestão, Geraldo Junior e de Governo, Orlando Tolentino; o assessor especial do gabinete, Cleber Carlos e um grupo representando permissionários e feirantes, além dos vereadores Elias Jardim e Alvorlande Cruz.
Em pauta algumas reivindicações dos comerciantes, entre elas o debate sobre a concessão de espaços diferenciados para beneficiadores e vendedores de cebola, tendo em vista o intenso fluxo de veículos de grande porte, manuseio da mercadoria e dinâmica das vendas do produto, que difere dos demais comercializados no espaço.
De acordo com o gestor do Centro Administrativo, Marcone Prazeres, é necessário consultar outras pastas para analisar a viabilidade de atender a solicitação dos comerciantes. “Ouvimos atentamente as reivindicações e estamos estudando uma forma de atende-los, caso não seja possível consentir da forma que nos foi colocado, vamos apresentar uma contraproposta. É um orientação expressa do prefeito Julio Lossio que possamos encerrar a negociação da maneira mais amistosa e produtiva possível”, afirmou Marcone.
Outro ponto debatido foi realocação dos feirantes. “Paralelo as essas negociações, continuamos o trabalho de realocação dos comerciantes, precisamos trabalhar com os box’s que estão desocupados, fazer as intervenções, demolições e iniciar efetivamente as obras do Centro Administrativo”, assegurou Marcone. Com a utilização do espaço para construção do Centro Administrativo, os feirantes serão deslocados para um novo local, no bairro José e Maria.
Uma nova reunião está agendada para acontecer na sexta-feira (13) na Câmara de Vereadores, quando serão apresentadas, pela Prefeitura, as definições sobre as propostas colocadas pelos comerciantes do Ceape.
Texto: Thirza Santos

