Festival Internacional de “Artistas de Rua” vai invadir sobradinho e Juazeiro neste fim de semana

O interior da Bahia vai se transformar em um grande palco para artistas do Brasil e do mundo com a chegada do 8º Festival Internacional de Artistas de Rua – Etapa Interior, que aporta no mês de março nas cidades de Sobradinho (nos dias 1º e 02), Juazeiro (dias 03 e 04) e Paulo Afonso (dias 06 e 07). As ruas e praças das cidades vão receber shows de música, magia, acrobacia, fantoches, artes plásticas e outras formas de entretenimento, com artistas de diversos países e culturas.

O evento, enorme sucesso de público por onde passa, é uma realização da Selma Santos Produções e Eventos com direção artística de Bernard M. Snyder, também conhecido como “homem-banda”. O festival foi contemplado pelo Edital de Apoio a Projetos Culturais Calendarizados da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Os Artistas

Antídoto Lento – fantoches – Argentina

Adrian Bandirali, maestro de fantoches, aperfeiçoou seu show “antídoto lento” na Europa e Argentina. As suas performances divertem adultos e crianças. Adrian dá vida a seus personagens com toda sua alma.

Djuggledy – malabarismo – Alemanha

Objetos são manipulados com virtuosidade e lançados até 30 metros no ar. No campo do malabarismo, Jan Manske se especializou no diábolo, criando um show cheio de charme e capacidade.

El Trio Chikiboom – música a capella – França/Espanha/Canadá

`Música a Capela´, a arte de fazer música sem instrumentos. As cantoras Anne Johnson, Aude Taillandier e Marina Fabregas não precisam de banda, só de público…

Grupo Barlavento – samba de raíz – Brasil

Este grupo já espalhou o Samba de Roda e a música do Recôncavo no Brasil inteiro, assim como na Europa. Todo show do Grupo Barlavento é festa! Davizinho de Mutá (voz principal), Hamilton Reis (voz e violão),Cuca e Henrique (percussão) vão balançar as praças.

Homem Banda – música multi-instrumentista – Alemanha

Bateria nas costas, violão na frente, a gaita alternada com a voz. Bernard M. Snyder toca música rock-pop-soul com influências de vários outros estilos.

Leapin´ Louie – cowboy cômico – EUA

No seu show, este cowboy cômico do Oregon, no oeste dos Estados Unidos, conta com a participação do público. David Lichtenstein captura a simpatia dos espectadores com os seus laços.

Monique Leal – show de fogo – Brasil

O fogo, antigo e eterno símbolo da vida, faz parte dos ritos humanos desde o início. Monique Leal brinca com o fogo como se não fosse perigoso, apresentando um show de beleza e fascinação.

Mago Mustafá – ator cômico – Brasil

Maurício Oliveira é um ator de teatro muito presente nos palcos baianos. Desenvolveu o personagem Mago Mustafá, mago cômico do Paraguai, especialmente para shows de rua.

Péter Susán – ilusionismo – Hungria

São poucos os ilusionistas que conseguem apresentar-se na rua, com espectadores ao seu redor. Péter Susán, mago-ilusionista de grande estima, vem de Budapeste, onde mantém um centro de magia.

Realejo de Paris – música realejo – França

Canções antigas que ainda são cantadas nas ruas de Paris. Jean-Marie Olive se dedica ao realejo há muitos anos e continua a viajar o mundo inteiro mostrando cultura francesa.

Rocky Lawrence – música blues – EUA

Harold “Rocky” Lawrence toca blues, a música dos escravos negros da América do Norte. Nos seus shows ele apresenta canções tradicionais e de autoria própria, sempre com dedicação total à sua arte.

Tova Snyder – artes plásticas – EUA

Pintora e muralista internacional, Tova Snyder nasceu em uma família de artistas de Nova Iorque. No Festival de Rua ela vai criar obras de arte interativa, com ajuda de crianças.

Histórico do Festival

– A primeira edição do Festival de Rua na Bahia aconteceu em fevereiro de 2002, no Aeroclube, Praça da Sé, Campo Grande e Farol da Barra.
– No ano seguinte, os artistas de rua animaram, além do Aeroclube e Praça da Sé, também o Parque da Cidade e a Ponta de Humaitá, quando a Cidade Baixa foi abraçada pelo evento.
– Em 2004, o evento foi realizado no Aeroclube e na Ponta de Humaitá, em Salvador, e em Santo Amaro.
– Na edição 2005, Ponta de Humaitá foi escolhida novamente em Salvador, e Paulo Afonso, no interior do estado.
– A quinta edição do festival, em 2006, foi instalada em Juazeiro, Sobradinho e Paulo Afonso.
– Em 2007, o festival foi realizado na Praça Municipal e na Ribeira.
– Em 2011 aconteceu novamente na Ribeira e também nas cidades de Sobradinho e Paulo Afonso.

>> Link para fotos em alta resolução: www.festivalderua.com/imprensa.html

Serviço:

8º Festival Internacional de Artistas de Rua – Etapa Interior

Datas, horários e locais:

SOBRADINHO
01 e 02 de Março / a partir das 19h
Local: Praça do Trabalhador

JUAZEIRO
02 de Março / 10h – Apresentações em Escolas Públicas
03 de Março / a partir das 19h
04 de Março / a partir das 17h
Local: Praça da Catedral

PAULO AFONSO
06 de Março / 10h – Apresentações em Escolas Públicas
06 e 07 de Março / a partir das 19h
Local: Av. Getúlio Vargas

Ingresso: Gratuito

Classificação: Livre

Informações: www.festivalderua.com

Apoio Financeiro: Fundo de Cultura – Secretaria da Fazenda, Secretaria de Cultura, Governo da Bahia

(Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *