
A Prefeitura de Petrolina através da EPTTC-Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo inicia amanhã (03), a Campanha Volta às Aulas 2015. A campanha tem o objetivo de garantir a segurança do transporte das crianças e adolescentes até as escolas.
A Campanha Volta às aulas terá início na Avenida Joaquim Nabuco, às 7h. Nos períodos de volta às aulas, o fluxo de veículos aumenta na cidade, gerando pontos de lentidão no trânsito e aumentando o risco de acidentes no entorno das escolas.
Para a campanha Volta às Aulas, foram criados materiais gráficos (folderes) que destacam a importância do uso do cinto de segurança, transporte crianças menor de 7 anos, não forçar passagens, além de outras orientações para motoristas e motociclistas.
O coordenador do setor de Educação da EPTTC, Jilmar Barros, lembra que as ações nesse período de volta às aulas pretendem conscientizar a população para que ajude a cidade a ter um trânsito mais seguro para crianças e pedestres.
“A campanha busca desenvolver a percepção de risco de condutores e pedestres e lembrar sobre os cuidados necessários para o transporte de crianças, o respeito e normas no deslocamento de casa à escola”, diz Jilmar Barros.
Nas intervenções da campanha, a EPTTC deseja não apenas proporcionar uma sinalização mais adequada no entorno das escolas, mas também comportamentos mais seguros dos condutores e pedestres em sua circulação.
A Campanha Volta às Aulas será desenvolvida no período da manhã e tarde. Serão realizadas abordagens educativas em locais próximos as escolas. Pedestres e motoristas receberão os impressos e orientação sobre normas de segurança no trânsito, como:
– transportar crianças em segurança no interior do veículo;
– respeito dos limites de velocidade;
– estacionamento de acordo com a sinalização;
– não avançar sinais;
– respeito à sinalização dos agentes e monitores de travessias nas escolas;
– embarques e desembarques em locais apropriados e com segurança;
– evitar permanecer muito tempo estacionado nos locais próximos às escolas.
– orientar as crianças sobre deslocamentos seguros.
Ascom/EPTTC