Os catadores de recicláveis, cadastrados pela Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, já estão trabalhando no circuito do carnaval de Juazeiro, com fardamento e Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Mais de 70 catadores receberam na quarta-feira (28) o material que proporciona mais segurança para estes trabalhadores que aproveitam as festas populares para melhorar a renda familiar.
Dona Silvia Carvalho disse que este é o segundo ano que participa desta parceria com a Prefeitura. “É muito importante este trabalho que a SEDIS realiza no carnaval, a gente trabalha mais organizado, recebe lanche e ainda tem o apoio de um caminhão para levar o material recolhido até o galpão”, agradeceu a catadora da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável – COOPERFITZ.
Este ano, além dos catadores, a secretaria também cadastrou as pessoas em situação de rua, atendidos pelo Centro Pop e CREAS, que se interessou em realizar o trabalho durante o carnaval. “Foi muito boa esta oportunidade, a gente fica nas ruas sem trabalhar. Vou poder ganhar um dinheiro vendendo as latinhas”, disse André Santos, beneficiário do Centro Pop, equipamento que atende pessoas em situação de rua.
De acordo com o coordenador da COOPERFITZ, Raimundo da Silva, com o apoio da Prefeitura, pelo segundo ano os catadores estão trabalhando com equipamentos apropriados. “Estamos recebendo todo o apoio, é uma iniciativa louvável. Foi à única Gestão que abraçou a causa dos catadores. Só temos a agradecer ao prefeito Isaac e à secretária Célia Regina”, afirmou Raimundo. Ele informou que no ano passado, cada catador recolheu aproximadamente 6 kg de material por dia.
“Esta parceria com a COOPERFITZ é fundamental para a realização desse trabalho. Nosso objetivo é oferecer segurança, oportunidade e dignidade aos trabalhadores, além de dar um destino correto para os materiais recicláveis. A novidade deste ano foi que inserimos nesta ação as pessoas em situação de rua”, finalizou a gerente da SEDIS Luana Rodrigues.
Por Emanuelle Lustosa/SEDIS

