PSICANALISTA MINISTRA PALESTRA NO CONJUNTO PENAL DE JUAZEIRO

blogqsp.palestraconjuntopenal

O dia 30 de Janeiro foi proclamado pela ONU como o dia da não violência em homenagem a Mohandas K. Gandhi cujo assassinato ocorreu nessa data, em 1948.

Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

Gandhi, também chamado Mahatma (que significa “grande alma”, “alma iluminada”), nasceu na Índia, em 1869. É considerado um dos principais expoentes do pacifismo e da luta pelo respeito e realização dos direitos humanos e da justiça.

Abordar essa temática no contexto das unidades prisionais traz total pertinência, pois assinala uma realidade que possivelmente imperou na reclusão das pessoas. Além disso, visando o objetivo da ressocialização ou da ressignificação, o Conjunto Penal de Juazeiro seguindo as diretrizes da Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização, realizará uma série de ações como palestras, exibição de filmes e debates.

Abordando o valor a vida, como significado principal da condição humana, dra Eliana Sicsú, pedagoga e psicanalista, com grande atuação na região realizou palestra para mais de 300 internos e cerca de dez professores das redes estadual e municipal que atuam no CPJ. Para os internos foram momentos de grande aprendizagens e busca interior para ressignificar e buscar a felicidade como condição da existência humana na terra, e como missão de todos em qualquer lugar que esteja.

Com os professores a palestra foi no sentido contribuir para o fazer um pedagógico, na perspectiva de uma educação mais humanizada e humanizante. Tendo como fundamento o valor humano e a ética na prática educativa e nas relações humanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *