PERFURAÇÃO E INSTALAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS PELO SAAE SERVEM DE MODELO PARA OUTROS ESTADOS DO NORDESTE

blogqsp.perfuraçãoeinstalaçãodepoços

O homem do interior do município de Juazeiro, no Norte da Bahia, já não sofre tanto os efeitos da seca como antes. Graças às ações implementadas pela Prefeitura Municipal e pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, as condições de vida no campo melhoraram consideravelmente nos últimos seis anos.

A perfuração de 50 poços artesianos em diversas localidades do interior chamou à atenção da empresa de capital Japonês IHARA, com atuação no Brasil, que está completando 50 anos de atividades no ramo de defensivos agrícolas.  Com uma série de ações sociais para festejar a data, a empresa decidiu perfurar 50 poços em cidades nordestinas, destes, 20 foram destinados ao município de Juazeiro.

Nesta quarta-feira (28), representantes da IHARA acompanharam a perfuração de um dos poços na Fazenda Fortaleza, Distrito de Maçaroca, que vai beneficiar cerca de 12 famílias.

Segundo Alessandro Amorim, representante regional da IHARA, o modelo adotado pelo SAAE foi determinante para a empresa, que tem como crenças e valores, o respeito aos recursos naturais na busca pela produtividade. “Essa é uma região com grande participação comercial dos nossos produtos e, essa parceria, visa fortalecer o homem do campo para que ele permaneça nas suas terras, bem como despertar em outras empresas o mesmo interesse. Foi um desejo da diretoria da empresa comemorar esses 50 anos com ações sociais desse porte e, o trabalho desenvolvido pelo SAAE servirá de piloto para outros municípios”, exemplificou Amorim, que estava acompanhado de André Sobral e Kléssius Barros, do Verdão, empresa que representa a IHARA em Juazeiro e região.

O modelo que o SAAE adotou para a perfuração dos poços foi baseado nas necessidades de cada comunidade, quantidade de carros pipa fornecidos, numero de animais e fundo de pasto.

O morador mais antigo da Fazenda Fortaleza, Nivaldo Cassimiro dos Santos (seu Patu) relatou que já são três anos de seca e que muitos moradores da localidade já foram embora por falta de condições de sobrevivência. “Eu sou um resistente que acreditei que um dia ia melhorar. Agora vendo a água jorrar acredito que esse dia chegou. Só tenho que agradecer a todos que  trouxeram essa alegria”, festejou seu Patu.

De acordo com o Diretor de Divisão do Interior, Inaldo Nascimento, a parceria da IHARA com o SAAE fortalece o trabalho do governo municipal em apoio ao homem do interior. A meta, segundo ele, é chegar aos 100 poços perfurados e instalados em todo o município para que o pequeno produtor possa plantar palma forrageira e assim recuperar seu rebanho.

Antonio Pedro  ASCOM/SAAE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *