Nada deixa o homem do interior mais alegre do que ter água na sua propriedade.
Foi assim que se sentiu o senhor João Rodrigues de Oliveira, morador da comunidade Alto da Umburana no Distrito de Itamotinga.
O agricultor foi o primeiro a ser contemplado com um poço artesiano dos 20 que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Juazeiro está perfurando em diversas localidades nos distritos de Itamotinga, Pinhões, Massaroca, Abóbora, Juremal, Salitre e Maniçoba. “Já senti o gostinho da água e a felicidade é grande.
Antes vivíamos sofrendo retirando água da cacimba que já secou ou no aguardo do carro pipa. Isso sim é que é riqueza”, comemorou.
Feliz por receber o poço, seu João agradeceu à equipe do SAAE e ao prefeito Isaac Carvalho, responsáveis pela aquisição dos poços. “Que Deus abençoe a todos que se empenharam nessa conquista. Agora meus filhos que estão morando fora já podem voltar para casa, pois vamos ter condições de viver melhor com água na nossa terra”, finalizou.
Outra localidade beneficiada foi a Fazenda Camaleão, cujo poço perfurado na ultima quinta-feira (22), vai beneficiar mais de 20 famílias. Os poços fazem parte do conjunto de ações que o governo municipal está viabilizando para minimizar os efeitos da seca no interior do município. Com estes entregues já são 70 poços espalhados por todos os distritos de Juazeiro melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas.
Sinval Gomes da Paixão, que já estava decidido ir embora da sua terra, disse que agora acabou o tempo ruim. O poço artesiano da Fazenda Camaleão deu água de boa qualidade com 34 metros de profundidade. “Estava desanimado por ver meus bichos sofrerem por falta d’água. Agora com essa maravilha vamos recomeçar tudo de novo, inclusive com a vinda de familiares que já tinham ido embora. Nunca pensei que um dia teria água jorrando no terreiro de casa. Só tenho que agradecer a todos que fizeram esse milagre acontecer”, enfatizou.
Tão logo seja concluída a perfuração dos poços será realizado o teste de vazão e a instalação das bombas para uso definitivo da água.
Antônio Pedro/SAAE

