Durante todos os dias do carnaval de Juazeiro (de 28 a 31), os foliões contarão com o trabalho da equipe da Secretaria de Saúde, que percorrerá os dois polos e o circuito alertando para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS). A ação consistirá na distribuição de preservativos e informativos.
Também haverá presença de profissionais aptos a orientar e chamar a atenção sobre as doenças sexualmente transmissíveis, visando um carnaval saudável para os foliões.
Já os profissionais da Vigilância Sanitária estarão atuando com ações em educação sanitária a comerciantes fixos e ambulantes, inspeções no comércio, cadastramento e orientações a comerciantes de lanches em geral que serão consumidos durante o período carnavalesco, entre outras atribuições para garantir o bem estar e a saúde dos foliões.
Ainda em meio à folia, a equipe de Vigilância Epidemiológica estará de sobreaviso em todos os dias da festa para dar assistência a qualquer surto ou doença de importância epidemiológica, além da UPA/24 horas que dispõe de total estrutura para atender os casos de urgência e emergência.
Para os atendimentos de urgência móvel, os profissionais do SAMU organizaram uma estrutura para dar suporte a qualquer problema que ocorrer durante a festa. O SAMU contará com o apoio de mais duas equipes de plantão, aumentando o número para nove. Três pontos fixos serão montados no circuito: um localizado próximo a Catedral, outro nas proximidades do Centro Odontológico (CEO) e na Orla 2, além da presença da motolância que circulará por todo trajeto do carnaval para atender os foliões em casos que necessitem de atendimento a saúde.
O Assessor de Políticas Sociais, Gustavo Miranda destaca o papel da Administração na conscientização aos foliões. “O período de carnaval é considerado propício para ações de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis e aproveitamos este momento para que a população tenha acesso aos preservativos de forma ampla através de uma abordagem educativa, reconheça a importância da prevenção às DSTs e AIDS. Nossas equipes estarão totalmente prontas para atender às demandas da festa carnavalesca”, informa.
Daniela Duarte/SESAU
