MONTAGEM DO SEGUNDO ESCALÃO NO GOVERNO RUI COSTA FICA PARA FEVEREIRO

blogqsp.ruicosta

A previsão é que a conclusão da montagem do segundo escalão do governo de Rui Costa (PT) aconteça no final deste mês.

Até então, continua o diálogo em torno dos nomes políticos que ocuparão autarquias, órgãos, empresas e superintendências estaduais que compõem a máquina administrativa.

A informação é do secretário de Relações Institucionais do Estado, Josias Gomes. Ontem, o secretário Josias Gomes afirmou à Tribuna que houve contratempos, como a doença do governador, que teve traqueobronquite, e o impasse com o PDT, que ainda não anunciou se caminhará ao lado do prefeito ACM Neto ou se manterá exclusivo na base governista.

O cacique do Palácio de Ondina deve retornar às atividades na próxima segunda-feira (19), segundo informações de sua assessoria de comunicação.

“Estamos ainda na segunda semana do governo de Rui Costa, então ainda é muito cedo talvez para montar um segundo escalão. Esperamos que até o fim deste mês tenhamos concluído esta tarefa. Mas posso adiantar que as conversas estão ocorrendo constantemente”, disse. “Houve também a indefinição do PDT, embora continuemos com o mesmo interesse de trazê-lo para a nossa base. E houve a Lavagem do Bonfim, que impossibilitou um pouco o diálogo, mas estamos na expectativa”, acrescentou.

Por conta dos problemas de saúde, Rui Costa não compareceu à Lavagem do Bonfim na última quinta-feira (15), e não pôde conversar com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, na última quarta-feira (14), em Salvador. Lupi esteve na capital baiana reunido por cinco horas com os pedetistas para definir os rumos da legenda, cujo impasse surgiu após a ex-vereadora pedetista Andrea Mendonça ter assumido uma secretaria no governo do prefeito ACM Neto.

 Na ocasião, o PDT baiano disse não ver problemas em ocupar os dois governos por ser uma sigla independente e autônoma. No entanto, o governador confirmou que gostaria de ter o PDT exclusivo em sua base.  Após o término da reunião, a ideia era que Lupi se reunisse com Rui na Governadoria, mas a agenda foi cancelada pelo governador por conta do estado de saúde.

Caso os pedetistas mantenham a aliança, a legenda deverá indicar a presidência da Embasa, cujo orçamento é de R$ 2,5 bilhões. Dois nomes para o cargo já teriam sido indicados pelo presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo (PDT).

Prazos vencidos –  Dois prazos já foram dados pelo governo estadual para a finalização do segundo escalão. O primeiro, dito pelo próprio governador, era no dia 09 de janeiro. A segunda previsão era ter o segundo escalão montado até a última sexta-feira (16).

Segundo o secretário Josias Gomes, o diálogo com os partidos que poderão aderir à base estadual tem ocorrido diariamente. Após ter conquistado o PTN, o governo passou a ter como aliados 11 legendas. A montagem do segundo escalão, portanto, dependeria ainda da conjuntura da negociação com demais partidos, entre eles o PSB e o PV.

A articulação com os verdes, conforme adiantou Josias Gomes, também está ocorrendo. Caso integrem a base governista, será mais uma sigla desbancada da sustentação política do governo municipal. “Ainda não fechamos uma conversa, mas há uma movimentação de alguns quadros do PSB e do PV, este último sobretudo do deputado estadual Marquinhos Viana, que tem nos procurado”, disse Josias.

Saúde – O governador Rui Costa permaneceu, na última sexta-feira, em repouso e com agenda mínima de trabalho por causa da traqueobronquite. Ele se afastou das atividades por determinação médica do secretário de saúde do Estado, Fabio Villas Boas, também médico pessoal do cacique do Palácio de Ondina. O pronto restabelecimento de Rui, conforme informou a sua assessoria de comunicação, deve acontecer segunda-feira, quando ele inaugurará o SAC de Itabuna.

O problema de saúde afastou o governador da participação na Lavagem do Bonfim. Ele foi representado pelo vice-governador João Leão (PP), que também o representará, neste sábado, na assinatura de ordem de serviço para o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Rio do Antônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *