O governador Rui Costa disse na tarde de ontem (9), em Itapetinga, que convocará os prefeitos baianos para as primeiras conversas sobre a criação de consórcios interfederativos, que redefinirão o atendimento da saúde na Bahia. “As relações com os municípios serão fortalecidas e um dos primeiros passos será na área da saúde”, afirmou.
Rui esteve na cidade do sudoeste baiano participando da entrega de 400 unidades habitacionais, nos conjuntos Cassiano Gonçalves I e II, do programa Minha Casa, Minha Vida.
Os consórcios otimizarão a utilização dos recursos da área da saúde, fazendo com que a população receba atendimento de melhor qualidade, por intermédio das UPAs 24 horas, do Samu e das policlínicas que serão construídas, entre outros equipamentos.
O primeiro semestre de 2015 será dedicado à criação do marco legal, necessário para a formação dos consórcios. É preciso que a Assembleia Legislativa e as câmaras municipais aprovem leis que possibilitem esse modelo de gestão. “Usaremos como base o sistema implantado no Ceará, que é muito bem sucedido. Em pouco tempo, as pessoas perceberão que o atendimento será mais eficiente, abrangente e humanizado”, explicou.
Ainda em Itapetinga, Rui visitou a Escola Modelo Luís Eduardo Magalhães e conversou com a comunidade escolar.

