Ao anunciar que seu segundo mandato terá como lema: “Brasil, Pátria Educadora”, Dilma faz a leitura correta do principal problema do país, que comandou todo o processo eleitoral. Depois de aprofundar e estender os programas sociais – prioridade nos governos do PT –, mesmo com a economia estagnada, Dilma se deu conta que o apertado resultado eleitoral não refletia a transformação positiva das condições de vida da esmagadora maioria da população.
Em resumidas contas: ela ganhou pelas políticas sociais, mas teve em risco sua vitória porque perdeu na opinião pública – instrumentalizada pelo monopólio privado dos meios de comunicação, partido político da oposição.
O novo ministro da Educação, Cid Gomes, deve iniciar sua gestão com uma boa notícia aos profissionais do magistério: um aumento entre 12% e 14% no piso salarial dos professores.
No entanto, o governo federal negociava desde a semana passada uma redução dos aumentos sob o argumento de que o Orçamento de 2015 não comporta gastos desse porte. O ministro da Cas…a Civil, Aloizio Mercadante, enviou nesta terça um ofício a Henrique Alves nesta terça defendendo aumento de 15,76% para o Executivo.
Nós educadores não temos o que comemorar, pois é mais um engodo esta aberração de um aumento em torno de 12% a 14%, isso representa mais um descaso para a educação no Brasil, aliás estes políticos só estão preocupados com o salário deles que podem aumentar mais de 15% como aconteceu recentemente.
Só lembrando que o salário deles, são altíssimos e não precisaria ter um aumento desta natureza, mas um professor que ganha em torno de 1.697,00 para 40 horas. Tem que se conformar com as migalhas oferecida pelo governo Federal. Nesse aspecto, os governos estão poucos preocupados com os profissionais da educação ou seja eles fazem de conta, até porque, segundo as intenções deles é melhor ter uma sociedade menos esclarecida e analfabeta que ter uma sociedade livre e esclarecida.
Resumindo eles vão transformar o Brasil em Pátria Deseducadora, não Pátria Educadora como afirmou a presidenta no seu discurso oficial de posse.
Agnaldo José de Souza- Professor do Município de Juazeiro-Bahia
