ESCULTURA “DEMOCRACIA RACIAL” DE LÊDO IVO É A NOVA ATRAÇÃO DA ORLA II DE JUAZEIRO

blogqsp.happening escultural

Uma nova obra de arte do escultor Lêdo Ivo Gomes, torna-se apreciação pública na Orla II de Juazeiro. Trata-se de uma escultura cujo tema é a figura da ama de leite, batizada pelo artista como DEMOCRACIA RACIAL e que estava exposta no  Campus da Univasf.

O embelezamento das áreas urbanas não é uma função para a presença da escultura nas cidades?  As parcerias entre o poder público e a iniciativa privada na construção de monumentos já é uma realidade em todo mundo, seja para melhoria da infraestrutura básica nos grandes centros, seja para a socialização dos espaços públicos ainda não consolidados. Este mecanismo poderá ser a solução para que não haja custos aos cofres públicos.

Podemos fazer uma leitura sobre os temas da diferença econômica entre as classes e do preconceito racial que ainda paira sobre nós brasileiros. Notadamente no semblante genérico da personagem central, com silhueta felina, não há uma face ou expressão definida. Nos remetendo, vergonhosamente, aos atos de cunho racista no Brasil e nos EUA – tão atuais quanto há 100 anos atrás.

Devemos apoiar atitudes como esta, dando-lhes o espaço que os monumentos esculturais precisam, na história e na cultura dos povos. E, sendo assim, por que não termos um monumento à agricultura irrigada, responsável pelo desenvolvimento econômico, social e cultural do vale do S. Francisco?

Jullyan Ricardo – Engº Agrônomo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *