A chuva chegou trazendo um misto de alegria e temor

Juazeiro e Petrolina amanheceram com o duplo sentimento de alegria e tristeza, para duas parcelas distintas de suas populações. Alegria pelo fato de que a mais de 60 dias a região estava se ressentindo da ausência de chuvas que demoraram bastante a chegar. Espera-se que essa seja a primeira de um  período chuvoso tão esperado, principalmente pelo homem do interior. Temor, pelas precárias condições da população das periferias, quase sempre morando em condições muito dificies, e qualquer chuvinha é motivo de preocupação.

Enquanto na zona rural o momento é de muita alegria e esperança, nas duas cidades as chuvas da madrugada trouxeram seus primeiros problemas para as periferias.

Em Juazeiro, apesar das informações de que a maioria dos canais haviam passado por limpeza, esse pelo menos está cheio de baronesas o que contribuiu para o problema, não precisou muito para os problemas começar a acontecer em bairros como Novo Encontro, São Geraldo, Quidé Jardim Vitória, Jd São Paulo, João XXII dentre outros. No bairro João XXII, para não variar o canal do macarrão que passa na divisa do bairro com a Escola Modelo transbordou, alagando todos as ruas do bairro a exemplo da Riachuelo como voces podem ver nas fotos.

A situação no bairro São Paulo também não é diferente, pois é cortado pelo mesmo canal, também está sofrendo com o transbordamento do canal, com as águas tomando conta de parte do bairro São Paulo, a exemplo da Praça da Igreja.

Em Petrolina a exemplo das chuvas passadas bairros com o São Joaquim, Jd Petropóles dentre outros, amanheceram com muitos alagamentos, obrighando familias a passarem uma noite insone. Até o momento não chegou a nossa redação nenhuma informação de desabrigados em Petrolina.

A defesa civil de Juazeiro está publicando a seguinte nota:

A Defesa Civil está de plantão desde o início da chuva, e no momento visita os locais de risco fazendo levantamento desses pontos e os danos causados. Apesar da prioridade ser das familias atingidas, todos os pontos de risco da cidade de Juazeiro estão sendo observados, onde os moradores são orientados para não sofrerem nenhum prejuízo caso sejam atingidos.
Depois de visitar pontos como o Bairro Angari, agora a equipe está dando preferência ao Bairro João XXIII onde algumas familias foram atingidas por morarem muito perto do canal. Caso não tenham para onde ir, a defesa civil tomará providência transportando essas familias para um abrigo definido pelo município. Ocorrerá da mesma forma, caso seja necessário socorrer familias de outros bairros. 

Os telefones para entrar em contato com a defesa civil são: 74 3612-3564, 74 8805-0969 ou 74 9198-0813.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *