O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) representa para muitos a oportunidade de ingressar na universidade ou de obter a certificação do ensino médio.
No entanto, para muitos internos que encontram-se privado de liberdade, no sistema prisional brasileiro, o ENEM representa mais do que a oportunidade de ingressar na universidade, representa o sonho de recomeçar a vida com novas oportunidades.
No Conjunto Penal de Juazeiro, desde 2010, internos e internas participam obtendo resultados que os qualificam a ingressar nas universidades, assim como obter o certificado do ensino médio. No ENEM 2014, foram inscritos 36 internos (31 homens e 05 mulheres) desse total, apenas 10 faltaram as provas. A expectativa para esse ano, é que muitos consigam a certificação, e assim deem continuidade a vida educacional fora da prisão.
Para o interno Edilson José, participar das provas do ENEM, o motiva a dar continuidade aos estudos mesmo dentro da prisão, e possibilita sonhar com novas oportunidades e aprendizagens significativas para uma nova vida.