SUPERINTENDENTE DA CODEVASF FAZ BALANÇO DE GESTÃO E FALA DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA 2015

blogqspcodevasfAlaorgrangean Super Foto Farnésio Silva2

Na manhã de hoje (15), no Programa Bastidores da Notícia, o gestor da 3ª superintendência da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf em Juazeiro, Alaor Grangeon de Siqueira, fez um balanço de sua gestão e apontou desafios importantes para 2015.

Com relação ao andamento do projeto Salitre, ele disse que é um projeto que já nasceu grande e que sem dúvidas vai colher frutos bons. “Já estamos com a 1º etapa basicamente implantada, com 5.900 hectares e uma produtividade que a cada dia só faz aumentar, tanto na parte de qualidade como na produção. Vale destacar que a Codevasf está investindo R$ 30 milhões no projeto Salitre. Estamos quebrando todos os paradigmas da agricultura”, frisou.

Alaor destacou ainda que já foi contratado um engenheiro agrônomo para levantar toda a malha de área produtiva no rio salitre. “Vamos coletar dados e a partir daí buscar recursos para o ano de 2015, em seguida será criado um pré-projeto para atender realmente o que é preciso. Temos um infinito de água no projeto e com as obras do canal do sertão precisa definir o percentual que será destinado para cada pessoa, 2015 não será um ano fácil, mas vamos trabalhar para atender as necessidades daqueles que mais necessitam”.

Questionado sobre o andamento da titulação dos lotes dos perímetros irrigados das localidades Torão, Maniçoba, Salitre e Curaçá, ele tranqüilizou os agricultores. “Os das localidades de Torão, Maniçoba e Curaçá já estão escrituradas, o único problema que temos hoje é do Salitre por conta de um problema que houve na linha de irrigação que foi multada, mas já estamos resolvendo, inclusive um técnico do CDA já visitou Juazeiro e nós solicitamos que ele desenvolvesse a parte discriminatória juntamente com os cartórios”.

Por outro lado, o presidente falou que a Codevasf possui projeto de agregação de valores as frutas que são plantadas do vale do são Francisco. “Temos projetos e inclusive já fizemos convites a grandes empresas para virem para cá, a exemplo, a empresa de Coco. Vamos continuar investindo nesse trabalho”.

Ainda assim, ele falou sobre o projeto de água da Serra da Batateira. “Quando eu assumir foi feito um pré-projeto para o abastecimento de água, onde seria puxada água do Rio São Francisco e em seguida a água iria ser colocada nos reservatórios, só que depois várias comunidades entraram no mesmo sistema e o recurso não dava para atender todos e assim não foi feito nada ainda. Vamos refazer o orçamento e ir atrás dos deputados para ver se conseguimos emendas para dar andamento ao projeto”.

Grangeon destacou ainda sobre o andamento do projeto asfaltico da via Salitre. “Refizemos todo o projeto e no meio das obras houve alguns problemas técnicos e isso foi se arrastando, até que não teve mais condições e o contrato foi cancelado. Em seguida atualizamos o projeto e encaminhamos para Brasília, onde o Deputado Federal – Daniel Almeida, o Secretário de Obras – Flavio Luiz e o Prefeito Isaac Carvalho foram lá e discutiram o projeto também, mas o projeto ainda não saiu do papel por conta que não tem recursos”.

Por fim, ele falou sobre a construção da adutora da cidade de Campo alegre. “É uma obra gigantesca e com certeza será a maior obra da Codevasf. Houve algumas modificações no projeto e os recursos já estão assegurados. A nossa meta é que até o final de janeiro a água chegue à cidade”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *