Empossado o 3º Conselho Deliberativo Local da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alagadiço, em continuidade ao projeto piloto para Implantação do Programa de Autonomia Financeira das Unidades de Saúde (PROAFIS), já aprovado pela Câmara de Vereadores e que faz parte do Programa Mais Saúde em Juazeiro.
O evento aconteceu na Associação de Moradores do Alagadiço e reuniu, além de comunitários, representantes de Associações, moradores do bairro e profissionais da UBS. Além deste, dois Conselhos Locais já tomaram posse: João XXIII e Novo Encontro.
A previsão é de que o recurso mensal seja liberado para estas Unidades Básicas de Saúde a partir de Janeiro de 2015, quando o Programa será efetivado. O valor administrado pela equipe do Conselho – formada por moradores das localidades e por profissionais de saúde – será usado para pequenos reparos que dará autonomia e mais agilidade aos atendimentos.
“O processo é de descentralização financeira e vai dar autonomia a população para decidir junto com a gestão a melhor aquisição de materiais didáticos, de consumo, manutenção, reparos e educação de profissionais e usuários do SUS”, esclareceu a assessora de Articulação, Maria José Alves, responsável pela implantação do PROAFIS nas unidades.
Para o enfermeiro da UBS do Alagadiço, presidente do Conselho Local, José Claidson, o projeto vai representar um grande avanço para o município. “O bairro Alagadiço será um dos primeiros contemplados com este Programa que é mais um mecanismo de ouvir a população e agilizar os processos. A iniciativa visa ainda aumentar a interação entre a comunidade e a Equipe de Saúde da Família resolvendo pequenos problemas rapidamente”, disse.
O presidente da Associação Juazeirense dos Deficientes Auditivos, Visuais, Físicos e outros (AJDEF), Paulo Roberto Ferreira, parabenizou a prefeitura. “Vai melhorar os serviços, agendamento, assistência ao idoso e cadeirante, além de ser uma maneira de exigirmos nossos direitos e participarmos ativamente da administração”, falou.
Na opinião da representante da Pastoral da Mulher, Ellen Sabrina Andrade, o PROAFIS será um dispositivo que irá ajudar a atender melhor a comunidade. “Uma inovação na cidade. As pessoas poderão pensar junto com a gestão e ver as demandas. Por acreditar no projeto que vai ajudar a oferecer uma saúde de qualidade para a população, é que eu estou aqui e resolvi fazer parte do Conselho”, ressaltou.
O assessor de Articulação Interinstitucional do Gabinete, Roosevelt Duarte, também prestigiou a solenidade. “Quero parabenizar o prefeito e o secretário da Saúde, Cássio Garcia pela iniciativa. O dinheiro é do povo. Precisamos de coparticipação. A comunidade tem o direito de participar de maneira ativa e responsável das decisões da gestão. Quem faz o governo somos nós todos. Então nos ajudem a acertar”, comentou.
Representando o secretário da Saúde, Cássio Garcia, o assessor Orlando Freire, lembra que cuidar da unidade é um dever de todos. “Não é só obrigação da gestão manter as cadeiras sem danificar, a unidade limpa; todos devem zelar pelo patrimônio público. O PROAFIS não vai solucionar todos os problemas, mas vai impedir que por pequenos defeitos na unidade, nos equipamentos, os atendimentos sejam suspensos. Vamos fortalecer a parceria do poder público com a sociedade civil. Todos devem contribuir para uma Saúde melhor”, destacou.