A IMPORTÂNCIA DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL PARA OS HOMENS

CO presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), lembrou, na tribuna do Congresso o Novembro Azul, um campanha nacional que alerta sobre a importância da prevenção e do tratamento do câncer de próstata.

A campanha é originária da Austrália, por meio do Movimento Novembro Azul, que visa informar sobre o combate ao câncer de próstata.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que este é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil e o segundo mais frequente em homens, após os tumores de pele. No ano passado, foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença.

” A prevenção é muito importante para combater esta doença. Os sintomas demoram a aparecer e, quando isso acontece, a doença já está em estágio avançado. E quando é descoberta na fase inicial e tratada, tem baixa mortalidade”, alerta Amauri Teixeira.

O câncer de próstata é considerada uma doença da terceira idade por que mais da metade dos casos ocorrem em homens acima dos 60 anos. Mas, como forma de prevenção é recomendado que todos os homens, a partir dos 40 anos façam o exame de toque retal.

Um estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) afirma que dos 3.500 entrevistados espalhados por sete grandes capitais, 51% não costumam ir ao urologista ou cardiologista com a frequência recomendada. Essa pesquisa também mostrou que 28% dos homens que participaram do levantamento têm mais medo de ficar impotente do que perder o emprego ou ser traído. Mas, não é possível preservar a virilidade sem cuidar da saúde de forma adequada.

Para debater estas questões e apresentar avanços relativos à saúde do homem, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados promoveu o VII Fórum de Políticas Públicas e Saúde do Homem, com a presença de vários segmentos do poder público e da sociedade organizada.

“Estamos seguindo o Outubro Rosa que é o mês dedicado ao combate ao câncer de mama. Agora, a campanha do Novembro Azul quer destacar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. E, como diz o velho ditado, é melhor prevenir do que remediar”, conclui Amauri Teixeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *