Mais 120 aparelhos auditivos são entregues pela Prefeitura Municipal de Petrolina

Cerca de 60 pacientes com deficiência auditiva reuniram-se na manhã de 25, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para comemorar o direito de se comunicar. Essas pessoas foram contempladas com a entrega de 120 aparelhos auditivos, totalizando 1.921 próteses já distribuídas pela SMS, por meio do Centro Auditivo, e adquiridas pelo Município, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com esse tipo de deficiência.

Participaram do evento, o prefeito de Petrolina, Julio Lossio, a coordenadora de Atenção Especializada da SMS, Juliana Granja, representando a secretária Municipal de Saúde, a coordenadora do Centro Auditivo, Fabiane Gonçalves, o coordenador o projeto municipal “Ouvir para Aprender”, José Britto Veiga e a coordenadora do Programa Nova Semente, Mônica Couto. Os gestores entregaram os aparelhos auditivos aos pacientes de Petrolina e também das cidades de Ouricuri, Dormentes, Santa Maria da Boa Vista, Santa Cruz, Verdejante, Salgueiro, Orocó, Belém do São Francisco, Cabrobó e Afrânio, que recebem as próteses no Município, graças a um Pacto Macrorregional.

Para receber a prótese, o paciente com suspeita de perda de audição deve ser encaminhado ao Centro Auditivo pela Unidade Básica de Saúde (UBS) ou unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do seu bairro. No Centro, ele passa por uma consulta especializada e por exames de audiometria para diagnóstico da deficiência auditiva e da necessidade do uso da prótese ou de outro tipo de intervenção. “A perda auditiva afasta as pessoas de outras pessoas, porque é através das relações interpessoais que a comunicação acontece. Mas, através dessa nova forma de ouvir, com o aparelho auditivo, o paciente terá a oportunidade de conseguir um emprego, se comunicar com os seus familiares e conversar com o vizinho, como qualquer pessoa”, enfatizou a coordenadora do Centro Auditivo, Fabiane Gonçalves.

“Minha sobrinha tinha muita vontade de ouvir e de poder falar com os primos e os amigos. Agora, ela está realizando um sonho e estamos muito felizes, porque com esse aparelho tudo vai mudar, vai ser bom para o desenvolvimento dela na escola e na vida”, afirmou a senhora Maria de Fátima da Silva, que é tia de Rafaela Jana da Silva. A adolescente, de 15 anos, foi contemplada como um par de próteses.

Citando o exemplo do Programa Nova Semente, o prefeito Julio Lossio destacou a importância de cuidar das pessoas, especialmente, no que se refere às crianças, para garantir que elas desenvolvam todas as suas potencialidades. “Precisamos cuidar das pessoas desde pequenas. No dia que nós conseguirmos inserir todas as crianças desse município em um programa de educação infantil e pudermos chegar com um médico otorrinolaringologista, com um oftalmologista e com um dentista, desde cedo, a gente vai fazer com que esses meninos e meninas cresçam com menos problemas e com mais oportunidades”.

Através do Projeto “Ouvir para Aprender”, a Prefeitura Municipal de Petrolina vem possibilitando o diagnóstico precoce de várias doenças auditivas em crianças atendidas pelo Programa Nova Semente, e uma delas, o pequeno Thiago, de apenas cinco anos, foi contemplado hoje, com o seu aparelho auditivo. “O que vemos no Centro Auditivo é que existe uma grande quantidade de adultos e idosos em tratamento, o que significa que esses pacientes passaram a infância sem ter um desenvolvimento adequado, visto a dificuldade auditiva não foi diagnosticada precocemente. Com o “Ouvir para Aprender”, a gente muda essa lógica de captação de paciente, buscando o paciente no seu bairro e fazendo a identificação do problema cada vez mais cedo. A partir daí tratamos as patologias e damos a garantia de um desenvolvimento completo para essa criança”, explicou o coordenador do Projeto “Ouvir para Aprender”, o otorrinolaringologista, José Britto.

Centro Auditivo de Petrolina – O serviço é responsável pela assistência à pessoa com deficiência auditiva, realiza o diagnóstico, reabilitação auditiva no processo de adaptação dos aparelhos auditivos e também a prevenção, através do Teste da Orelhinha em bebês, para detecção precoce da deficiência. Em 2011, o serviço contabilizou mais de 5,6 mil atendimentos, quase três vezes mais que no ano anterior. O Centro Auditivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Tobias Barreto, nº 240, centro. Para mais informações, o contato pode ser feito através do número 3863-3129.

(Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *