O representante da secretaria municipal de saúde de juazeiro, Kliger Farias participou do ‘Programa Bastidores da Notícia’ para alertar a população juazeirense sobre as medidas de prevenção que devem ser tomadas contra o vírus da febre Chikungunya, que já provocou uma epidemia em Feira de Santana.
De acordo com o responsável pelo combate ao Aedes aegypti (transmissor do vírus), a contaminação acontece quando o mosquito que picou alguém que está infectado pica outra pessoa que a partir do momento contrai o vírus, por isso alerta a população a prevenir a proliferação do transmissor usando as mesmas medidas de prevenção da dengue.
Kligen Farias ressalta que os sintomas da febre Chikungunya, são parecidos com os da dengue, porém são mais intensos e podem deixar seqüelas como dores nas articulações por até três anos. “Nós não temos nenhum caso confirmado ainda e tomara que não tenhamos nenhum caso, apenas tivemos cinco casos notificados, dois já foram descartados e três estão sob investigação”. Explica.
“Pedimos que a população tire pelo menos uma hora por semana para fazer uma vistoria em sua residência por que com isso a gente não está protegendo só você, mas uma comunidade inteira, por isso pedimos que faça esse trabalho”. Alerta.