Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho prorroga inscrições do Projovem Adolescente

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), por meio da Superintendência de Juventude, comunica que foram prorrogadas as inscrições do programa socioeducativo do Governo Federal realizado em parceria com as prefeituras municipais, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Adolescente, na cidade de Petrolina.

“Ciente do nosso compromisso com o bem-estar das pessoas e com a defesa dos direitos humanos, através das orientações da Prefeitura Municipal de Petrolina, do nosso gestor o prefeito Julio Lossio, buscamos por meio dos programas sociais, oferecer garantias às pessoas de Petrolina que mais precisam do direito à cidadania e de oportunidades de acesso à cultura, conhecimento e profissionalização”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho.

O Projovem Adolescente atende jovens de 15 a 17 anos, oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, como também vinculados ou egressos de programas e serviços da proteção social especial, como o Programa de Combate à Violência e à Exploração Sexual e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ou ainda jovens sob medidas de proteção ou socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A finalidade do programa é proporcionar a formação integral aos jovens, por meio de uma efetiva associação entre a Formação Básica, para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental; a Qualificação Profissional, com certificação de formação inicial; e a Participação Cidadã, com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.

Atualmente, o programa dará início a um novo ciclo dentro do percurso V, o “Coletivo Articulador-Realizador: Participação Cidadã”, para compor 26 coletivos a serem disponibilizados em 2012 nos espaços físicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos bairros onde estão inseridos, em associações, espaços cedidos pela comunidade ou alugados pela prefeitura.

O Superintendente da Juventude de Petrolina, Robson Rocha, comentou sobre as expectativas do programa. “A nossa meta é incluir a juventude nas diversas ações de políticas públicas, tirando-os da ociosidade, juntamente com a Sedest e com a Prefeitura Municipal de Petrolina, através das orientações do nosso prefeito Julio Lossio”, frisou.

O Projovem Adolescente configura-se, assim, como mais um passo importante na consolidação da rede de proteção e promoção social do jovem na nossa cidade e o prorrogamento das suas inscrições, que começaram hoje (20) e vão até o dia 01 de fevereiro, acontecendo na Superintendência de Juventude, localizada na Avenida Josemar Batista da Silva, Parque Municipal Josepha Coelho.

No ato da inscrição, o jovem precisa levar a cópia do RG ou certidão de nascimento; cópia do comprovante de residência; cópia do RG ou CPF da mãe; cópia do cartão da bolsa família com o Número de Inscrição Social (NIS) e a ficha de inscrição devidamente preenchida assinada pelo responsável do jovem.

Os bairros de Petrolina que são beneficiados com o Projovem Adolescente são: Dom Avelar, Fernando Idalino, São Jorge, João de Deus, Rio Corrente, Alto do Cocar, São Gonçalo, Izacolândia e Nova Descoberta. Com também, os CRAS de Petrolina, são núcleos de desenvolvimento do programa e segue a relação dos mesmos:

• CRAS João de Deus
• CRAS Fernando Idalino
• CRAS São Gonçalo
• CRAS Izacolândia
• CRAS Dom Avelar
• CRAS São Jorge

As fichas de inscrição estão sendo disponibilizadas nos locais de cadastro e as atividades já se iniciaram no começo deste mês. Para mais informações, ligue na Superintendência da Juventude, no telefone (87) 3862-9153 .

(Emaísa Lima – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *