MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS MANANCIAIS É REALIZADO NA BR-235/BA

blogqsp-minitoramentoA Gestão Ambiental da BR-235/BA, firmada entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizou, nesta semana, um monitoramento de qualidade da água em rios, córregos e açudes que ficam no entorno da rodovia. A ação, realizada a cada três meses, é uma forma de minimizar a contaminação gerada pela obra nos pontos d’água da região.

Entre o domingo (19) e a terça-feira (20), foi monitorado um total de 46 pontos d’água. Deste número, 26 estavam com água e 20 secos. As atividades foram realizadas por uma equipe de engenheiros ambientais, que fizeram análises de pH (que mede acidez da água), temperatura, oxigênio dissolvido, condutividade elétrica e turbidez.

“De forma geral, devido ao período seco, os pontos de monitoramento estavam com menos água em relação ao que foi observado na primeira campanha, no mês de julho. Isso pode ter contribuído para a elevação da turbidez em alguns deles. Além disso, a construção de obras de arte como pontes e bueiros também provocou o arraste de partículas, aumentando a concentração de sólidos suspensos.”, ressalta Eduardo de Aguiar do Couto, engenheiro ambiental responsável pela ação.

Parte de todas as variáveis das amostras foi analisada em campo com ajuda de uma Sonda Multiparâmetro, equipamento medidor da qualidade da água. Outra parte das variáveis foi encaminhada para laboratório, onde também vai ser analisada. O resultado sai no período de 15 dias.

Até a próxima quinta-feira (23), a equipe de monitoramento de qualidade da água também irá fazer visitas em escolas para discutir a importância da preservação da água. Esta ação é realizada juntamente com o Programa de Educação Ambiental da rodovia.

As escolas escolhidas pertencem ao segmento 2, que abrange o lote 04, que tem 51 km e liga Uauá ao distrito de Pinhões, e o lote 05, com 75,40 km e liga o distrito de Pinhões à Juazeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *