Técnicos da Chamada Pública para comunidades quilombolas são capacitados

Representantes dos governos estadual e federal deram início, nesta segunda-feira (16), ao Curso Preparatório para Atuação de Técnicos no Plano Brasil Sem Miséria, convocados através da 3ª Chamada Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para comunidades remanescentes de quilombos. A capacitação, que segue até sábado (21), das 8h às 12h e das 14h às 18h, acontece no Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Itapuã.

“É uma alegria e um momento de grande responsabilidade estarmos aqui reunidos em prol das comunidades quilombolas, que vivem em situação de vulnerabilidade”, declarou o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles, durante a abertura do evento. “Gostaria de agradecer aos nossos parceiros e, principalmente, agradecer a dedicação do corpo técnico da empresa, que fez acontecer esta Chamada Pública”, declarou Faro.

O curso teve início com uma dinâmica de apresentação e integração dos participantes. No período da manhã, foi abordado pelos palestrantes dos ministérios do Desenvolvimento Social (MDS), e do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Plano Brasil Sem Miséria, com foco na questão da extrema pobreza. Já o representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) falou sobre o Programa Brasil Quilombola (PBQ), seguido por um debate, no qual, os participantes tiraram suas dúvidas.

À tarde, foram realizadas atividades em grupo, como caracterização dos territórios quilombolas, debates, além de uma plenária onde foi realizada uma oficina de sensibilização sobre a importância do trabalho da Ater no Plano Brasil sem Miséria, e a introdução ao passo a passo do plano para a inclusão produtiva rural.

Participam do evento, profissionais do MDA, MDS, Seppir e Secretaria de Patrimônio da União, responsáveis pelo treinamento dos técnicos que prestarão Ater às famílias quilombolas, nos estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco e Minas Gerais.

(Ascom Seagri)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *