Educação de Petrolina bate recorde de alfabetização

Dados dos avanços na educação municipal nos últimos três anos foram apresentados numa reunião que aconteceu na sede da Secretaria de Educação na tarde de ontem (12). O quadro de alfabetização dos alunos de 6 e 7 anos, da rede municipal, que em 2008 era de 48,7%, passou para 70% em 2011, reflexo das políticas de desenvolvimento na educação implementadas na rede municipal.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Julio Lossio; a Secretária de Educação, Célia Regina de Carvalho; o presidente do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação, Marcos Magalhães; o Controlador Geral do Município, Josaias Santana; a Diretora de gestão de Rede da educação municipal, Gilmara Lacerda; a Diretora de Administração e Finanças, Kelly Medrado e o consultor na área da educação, Tiago Sobreira.

Além dos avanços nos últimos anos, foram discutidas metas para dar continuidade à evolução da educação municipal em 2012 e analisados também o quadro de distorção entre idade e série dos alunos e o quadro de reprovação e aprovação. “Discutimos três pontos que são fundamentais e importantes para avançarmos em 2012: alfabetização dos alunos até os 8 anos de idade; garantir o aprendizado adequado de cada aluno à sua série e corrigir a distorção entre idade e série”, informou a Diretora de Gestão de Rede da Secretaria de Educação, Gilmara Lacerda.

Para a secretária Célia Regina, o aumento significativo de alunos alfabetizados é resultado do trabalho dos educadores que acreditaram e colocaram em prática ações desenvolvidas pelo município para garantir a alfabetização. “Todas as políticas que foram implementadas em 2009 estão agora dando resultados. Isso significa que o educador acreditou na política de desenvolvimento dessa gestão. Com certeza, teremos esse resultado a nível nacional, através da prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, garantiu.

“Estou muito feliz com este resultado, mas queremos avançar ainda mais em 2012. A partir desta reunião iremos deliberar ações que vão garantir que mais estudantes da rede municipal cheguem aos 8 anos de idade alfabetizados, lendo, escrevendo, para que no futuro, eles possam cada vez mais adentrar nas universidades públicas, principalmente na nossa região “, pontuou.

(Cintia Sacramento – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *