150 jovens participantes do Programa Primeiro Emprego recebem certificado de conclusão

Encerrando mais uma etapa de oportunidades oferecidas aos 150 jovens envolvidos no Programa Primeiro Emprego, a prefeitura de Petrolina celebrou, na manhã de ontem (11), no auditório do Senai, a formatura dos jovens com entrega de certificados que comprova a experiência profissional e os qualifica para o mercado de trabalho. Na solenidade, o prefeito Julio Lossio deu as boas-vindas à nova turma de jovens aprovados na última seleção.

O Programa Primeiro Emprego possibilita aos jovens estudantes do Ensino Médio e Fundamental da sede e do interior do município, que tenham entre 16 e 24 anos, a inserção no mercado de trabalho. Uma oportunidade que a estudante Jamile Pereira, de 17 anos, pôde aproveitar. “Foi uma experiência proveitosa, um aprendizado enorme, pois me identifiquei muito em trabalhar com o público. Esse programa é ótimo, porque oportunidade de emprego para o jovem sem experiência é muito difícil”, declarou a jovem que adquiriu experiência na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest), no setor do programa Bolsa Família.

“Esse programa tem uma importância muito grande quando entendemos o que acontece no mundo lá fora. Nós temos muitos jovens em condições de vulnerabilidade social, sem perspectiva de ingressarem no mercado de trabalho, não só pela idade, mas também pela formação escolar. Cada secretaria que acolheu os jovens teve a missão de dar as diretrizes básicas para que pudessem caminhar, ao longo deste ano, com as próprias pernas”, afirmou a Secretária Municipal de Administração, Andréia Gomes, da secretaria responsável pela inscrição, seleção e distribuição dos contemplados aos órgãos da Administração municipal direta e indireta onde atuarão.

O PPE contempla estudantes de modo a possibilitar um processo de profissionalização em conciliação com as atividades escolares. Para fazer parte do programa, além de estarem estudando na rede pública municipal ou estadual, os jovens não podem ter tido nenhuma relação formal de emprego antes da inscrição. 3% das 150 vagas são reservadas para pessoas com deficiência física e 10% para jovens que cumpriram medidas socioeducativas.

Iniciando um novo ciclo em sua vida, Augusto Feitosa, de 17 anos, mora em Izacolândia e foi aprovado no último processo seletivo para ingresso no PPE. “É uma oportunidade que a gente tem de começar a trabalhar e mudar de vida”, disse o jovem satisfeito.

“O objetivo deste programa é dar oportunidades aos jovens de Petrolina, formando-os enquanto cidadãos e profissionais. Vocês que saem, agora terão experiência comprovada para buscar um novo emprego. Precisamos dar oportunidade a todos, por isso nos despedimos de uma turma para que outros jovens também adquiram experiência”, discursou o prefeito Julio Lossio a todos os jovens presentes.

(Cintia Sacramento – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *