O candidato a deputado federal Bebeto Galvão (PSB) voltou nesta sexta feira, (27) a Casa Nova. Apontado como o provável candidato mais votado da Coligação Um Novo Caminho Para a Bahia, Bebeto conversou longamente com os ouvintes da Rádio Casa Nova FM, no Programa Tropicália, apresentando propostas políticas, explicando as razões de seu apoio ao Movimento #Vamos Mudar Casa Nova”, discutindo propostas políticas e firmando compromissos com o município.
Acompanhado do vereador Helber do Né, de Wallison e Wilker Torres, do vice prefeito de Sobradinho, Paulo Lima, de lideranças e representantes de Remanso, Bebeto, com um afinado e coerente discurso, defendeu com veemência “o fim do instituto da reeleição” e a“mãe de todas as reformas, a reforma política”.
Para ele, desde a Independência, as decisões que impulsionaram mudanças foram construídas por manifestações da sociedade brasileira. As elites e “as velhas raposas da política” lutam para preservar a situação atual: “O que tem sido dito, por nós, pela Marina, é que é preciso fazer uma nova política. E a nova política indica que nós precisamos construir alianças com a sociedade”, e, discorrendo sobre a História brasileira, escravidão, Império Velho, República Velha, Reformas de Base de Goulart; ele mostra que a intervenção da sociedade foi decisiva para a mudança de rumo e o quanto se assustam “as raposas” que defendem a velha política.
“Mas, quem foi que reconduziu o Brasil à Democracia? O nosso povo. E este processo que ainda está em curso no Brasil, iniciado nas manifestações de 2013, demonstra que a sociedade se demonstra maior que aquele ocupante eventual do Palácio do Planalto”.
“Porque o novo poder incorpora figuras da Velha Política?” – ele indaga e responde: “Porque nós não tivemos, ainda, de fazer aquela que é a mãe de todas as reformas que é a reforma política”, defendendo o fim da reeleição, a eleição conjunta de presidente até vereador, porque quem ganhar a eleição “vai pensar em administrar”.
“E é nesta curva que Casa Nova se insere” – diz Bebeto Galvão sobre o Movimento #Vamos Mudar Casa Nova – “Ela está se antecipando a este processo de mobilização nacional da sociedade, porque o jogo da representação não pode ser um Bavi nas nossas cidades. A idéia do Movimento não é uma idéia dissociada deste desejo nacional de ter novas lideranças com novos objetivos”.
Ao sair da emissora Bebeto Galvão caminhou até a Praça da Prefeitura, acompanhado de dezenas de militantes do PSB e integrantes do Movimento, saudado por populares, cumprimentando pequenos comerciantes, sendo abraçado nas ruas.
Da sede de Casa Nova Bebeto deslocou-se ao Distrito de Santana do Sobrado para nova caminhada nas ruas. A caminhada em Santana encerrou-se com uma manifestação pública na praça.
Discursaram lideranças locais e o Deputado Estadual Luciano Simões, que não é candidato a reeleição e apoia Luciano Filho: “Tenho vergonha de dizer que estive do mesmo lado do atual prefeito”, detonou Simões, listando uma série de desmandos cometidos pela atual administração.
O comício foi encerrado por Bebeto Galvão que se comprometeu, no Congresso Nacional, a ser “mais uma voz em defesa da emancipação de Santana do Sobrado” e defendendo uma nova forma de carrear recursos para o município: “Não basta um deputado, lá de longe, acertar com o prefeito a destinação de uma emenda. Tem de vir aqui, discutir com a comunidade e escolher o que mais é necessário. Eu farei isso”.