Com o tema ‘Acessibilidade com Visibilidade’, o 1º Seminário do Beneficio de Prestação Continuada (BPC) na Escola, foi realizado com sucesso, nesta quarta-feira (24), no auditório da Câmara Municipal de Juazeiro reunindo centenas de pessoas entre portadores de deficiência, assistentes sociais, professores, estudantes e representantes de associações.
O Programa de BPC na Escola foi criado pela portaria normativa interministerial e tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência entre 0 a 18 anos. O grupo gestor local foi criado a partir do decreto municipal e é integrado pelas secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Saúde (SESAU), Educação (SEDUC) e Cultura (SECJU).
O coordenador do BPC em Juazeiro, Josewilson Batista de Souza, emocionou a todos cantando a música ‘Não Morrerei’ de Marquinhos Moura, que retrata a luta, superação e fé do ser humano na abertura do evento. Em seguida o ator, atleta e fundador presidente da União dos Deficientes de Camaçari – BA (UNDEC), Jailson Ferreira fez um relato sobre a sua história de superação, após um acidente que o deixou paraplégico.
“No inicio foi muito difícil aceitar essa nova realidade, mas através do teatro e da natação tive a oportunidade de me ver como um cidadão atuante e capacitado. Tenho participado de lutas em prol da inclusão na minha cidade e hoje já alcançamos grandes feitos, a exemplo do ‘Projeto Cadeiras Motorizadas’ que possibilita a doação do equipamento para deficientes físicos no município de Camaçari”, destacou Jailson.
Já a secretária de Acessibilidade do município de Petrolina, Rosemary Andrade, em seu discurso falou sobre a acessibilidade no comércio e no mercado de trabalho. “Precisamos de uma sociedade inclusiva, que enxergue o outro com um olhar igual independente dele ser deficiente, negro ou idoso. O importante é que todos tenham a oportunidade de se qualificar, de se aprimorar e isso vai fazer com que a oportunidade de emprego surja. Empregar apenas não é o que realmente importa, mas sim oportunizar a qualificação, porque a partir do momento que o profissional está qualificado ele está apto a exercer a função independente de ser deficiente ou não”, frisou.
Na ocasião o secretário de Planejamento e Aceleração do Crescimento de Juazeiro, João Pedro discorreu sobre a realidade e planejamento da acessibilidade em Juazeiro. “Estamos verificando como os nossos projetos municipais podem se adequar à lei da mobilidade e acessibilidade, aplicando assim todas as necessidades regidas legalmente. Iremos implementar o Plano de Mobilidade Urbana, que é participativo, e que proporcionará a sociedade o entendimento da sua importância como um todo. Um exemplo é o transporte público, uma discussão que abrange desde a acessibilidade dos ônibus as ciclovias, ciclofaixas, pedestres e veículos”, observou.
O seminário é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), e conta com a parceria da fundação ABRINQ, UNICEF, CONAD e Secretaria de Acessibilidade de Petrolina. Para a titular da SEDIS, Célia Regina o momento é de unir forças na luta contra o preconceito e a favor de oportunidades.
“Temos apenas 3% das vagas de empregos destinadas às pessoas com deficiência, isso mostra o quanto ainda temos que percorrer para alcançar uma situação mais justa. Fico imensamente feliz em unir forças com o município de Petrolina na luta por essas melhorias. O prefeito Isaac Carvalho criou a nossa secretaria para trabalhar em prol do desenvolvimento social através de políticas públicas direcionadas para cada setor. Fico grata em poder trabalhar para a melhoria de todos”, declarou Célia.
O evento que também contou com palestra sobre prioridades e oportunidades proferida pelo gerente de turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Juazeiro, Jomar Benvindo; foi finalizado com a entrega de certificados de participação para todos os presentes.