Diretor-Presidente da AMMA será membro de órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente

A municipalização da gestão ambiental pela Prefeitura de Petrolina com a criação da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) em março de 2011 e as ações realizadas pela agência em que são garantidas a preservação, sustentabilidade e educação ambiental proporcionaram ao Diretor-Presidente da AMMA, Geraldo Junior, tornar-se representante do município na Câmara Técnica de Florestas e Demais Formações Vegetacionais do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA – presidido pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

A Câmara Técnica de Florestas e Demais Formações Vegetacionais atua nas áreas de atividades de silvicultura, manejo florestal e manejo do solo em uso agropecuário e tem como função estabelecer parâmetros para o CONAMA com relação às ações ambientais, realizar estudos e análises, além de fornecer opiniões e sugestões de melhoramento à gestão ambiental de todo território nacional. “Nós estamos representando os mais de 5500 municípios brasileiros, uma escolha significativa que foi realizada pela Diretoria da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente”, informou Geraldo Junior.

Ações como a municipalização do licenciamento ambiental, implantação do viveiro de produção de mudas; brigada de incêndio florestais, em parceria com o IBAMA; o programa de adoção de praças por empresas privadas e a representação de todos os municípios do Vale do São Francisco no Conselho Estadual do Meio Ambiente, renderam à AMMA a visibilidade em âmbito nacional.

“Em menos de um ano conseguimos ter esse reconhecimento nacional, nós temos um conjunto de ações que nos proporcionaram essa visibilidade. Por sermos a primeira agência de meio ambiente criada no interior do estado de Pernambuco, Petrolina passa a ser reconhecida e lembrada em todo o país, haja vista que são poucos municípios que dispõem de um espaço como esse. Mais que um reconhecimento, agora passamos a ter responsabilidade assumindo essa posição de assessoramento do CONAMA e do Ministério do Meio Ambiente”, salientou o novo membro da Câmara Técnica de Florestas e Demais Formações Vegetacionais.

O CONAMA conta com sete Câmaras Técnicas, são elas: Assuntos Jurídicos; Biodiversidade; Controle Ambiental; Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável; Florestas e Demais Formações Vegetacionais; Gestão Territorial, Unidades de Conservação e Demais áreas Protegidas e Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos.

(Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *