Home / Saúde / PESQUISA APONTA BAIXO RISCO PARA EPIDEMIA DE DENGUE EM PETROLINA

PESQUISA APONTA BAIXO RISCO PARA EPIDEMIA DE DENGUE EM PETROLINA

unnamedOs dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) que realizou o 5ª Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), apontou baixo risco para epidemia de dengue com 0,7%  de Índice de Infestação Predial.

A cada três meses em todo país é realizado o LIRAa com a finalidade identificar as áreas prioritárias para medidas e ações estratégicas de controle e combate ao mosquito,  visando à redução dos casos. Em Petrolina, os bairros considerados áreas de alto risco são: Dom Avelar, São Jorge e Terras do Sul. Em contrapartida os bairros Gercino Coelho, Palhinhas, IPSEP, Jardim São Paulo, Rio Corrente e outros registraram 0% para infestação do mosquito. 

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino, com os resultados a SMS irá priorizar as ações de combate à dengue nas áreas mais críticas de infestação. “As ações serão intensificadas nestas áreas mais susceptíveis a proliferação do Aedes aegypti, porém, o mais importante é a população fazer a sua parte, inspecionando o ambiente do seu domicílio rotineiramente, a fim de quebrar o ciclo do mosquito”, afirma.

A prevenção é a melhor ferramenta contra a doença como destaca o gerente de Endemias do município, Jailson Araújo. “A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas entre outros”, alerta.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *