DIRETORES DO MINISTÉRIO DE AGRICULTURA DOS ESTADOS UNIDOS CONHECERAM MOSCAMED

unnamedOs membros do Departamento Americano de Agricultura (USDA) e do Animal and Plant Health Inspection Service (APHIS), visitaram à Moscamed na tarde de ontem (02). O Diretor Regional Robert S. Johnson e o Diretor da Área Sulamericana, Anwar Rizvi, vieram ao Vale do São Francisco para revisarem o Programa de Exportação de Manga para os Estados Unidos.

A Moscamed Brasil foi escolhida para a visita porque atua desde 2007, em conformidade com o Plano de Trabalho exigido pelos governos brasileiro e norte americano, na realização do monitoramento dos pomares de manga para a exportação. “Viemos conhecer a Moscamed porque ela desenvolve um trabalho de impacto significativo para a exportação na região”, comentou Johnson.

O Diretor regional da USDA formalizou a apresentação de  Rivzi como novo diretor da área América do Sul e participaram de uma reunião para coletarem dados e avaliarem o sistema de monitoramento da Moscamed Brasil. Durante o encontro, a empresa explicou o Sistema de Informações Georeferenciadas – Monitor XYZT e a análise de dados para as atividades de monitoramento de pragas. O Presidente da Moscamed, Jair Virgínio, informou que o sistema é alimentado com os dados das áreas monitoradas, que geram os mapas de localização com os pontos a serem analisados.

Acompanhados pela coordenadora técnica Marijke Daamen os visitantes conheceram a unidade de criação massiva de C. capitata linhagem transgênica OX 3864A: parâmetros de qualidade; irradiação de larvas da mosca-da-fruta e sua utilização na multiplicação do parasitoide exótico Diachasmimorpha longicaudata.  Eles conheceram também o projeto Aedes Transgênico e visitaram a Unidade de Produção do inseto, criado para suprimir o mosquito transmissor do vírus Dengue.

A Moscamed Brasil é reconhecida mundialmente pelo uso da tecnologia com gerenciamento eficiente em prol da agricultura e da saúde humana. Em 2012, por exemplo, o inspetor da APHIS, Carpenter declarou em seu relatório anual que o sistema de monitoramento da Moscamed é um dos melhores em execução no mundo. “Eu fiquei impressionado com as ações e o método de trabalho dos técnicos em campo. É um método modelo e na minha opinião o Programa Brasileiro de Pré-Tratamento de Manga para Exportação está sendo gerenciado em alto grau de excelência”, elucidou Carpenter.

Ao fim da visita o atual diretor da APHIS confirmou a colocação de Carpenter. “Vim aprender com a Moscamed. O trabalho que vocês desenvolvem é de grande utilidade para combater às moscas-das-frutas, é fascinante. Fico feliz de saber que alguém esteja fazendo isto”, declarou Rizvi.

Johnson e Rizvi permanecerão no Vale até o próximo sábado (06). A vinda dos membros da USDA/APHIS ao Brasil e ao Vale do São Francisco foi organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em parceria com a Associação dos Produtores e Exportadores de Hortegranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport) e a Moscamed Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *