PEQUENOS PRODUTORES DE PETROLINA CONHECEM O PROJETO EMERGENCIAL DE COMBATE ÀS MOSCAS-DAS-FRUTAS

blogqspmoscamedAnastrephaProdutores dos Perímetros Irrigados de Petrolina/PE conhecerão as estratégias de combate às moscas-das-frutas, em mobilizações que serão realizadas entre os dias 01 a 04, nos núcleos habitacionais.

As medidas de controle fazem parte do programa emergencial de supressão populacional da praga que será implantado no biênio 2014/2015, com o início previsto para a segunda quinzena de setembro, pelo Governo de Pernambuco, através da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO).

O uso de inseticida orgânico, o controle cultural, a utilização de armadilhas para o monitoramento e o controle biológico por meio da técnica do inseto estéril serão as principais medidas aplicadas para o manejo integrado da praga. De acordo com o Presidente da Moscamed, Jair Virginio, a colaboração do produtor é crucial para o sucesso do plano.

 “Não adianta investimentos dos governos se não tiver a colaboração coletiva. Todos precisam aplicar corretamente as medidas e, principalmente, o controle cultural que inclusive resolverá 70% do problema”, declara Virginio.

Entre os núcleos habitacionais contemplados com as assembleias estão os de número 01 ao 11, do Projeto de Irrigação Nilo Coelho e os núcleos habitacionais de número 17 ao 24, exceto o 18, do Projeto de Irrigação Maria Tereza. A fiscal da Adagro que ministra palestra nas reuniões, Maria Lisiê Santana, explica que “Além de fiscalizar as ações contidas nesse Projeto, a agência exigirá de todos os produtores as ações de controle da mosca-das-frutas  previstas na Portaria Nº 08/2013”.

O projeto emergencial contemplará apenas aos pequenos produtores dos perímetros irrigados e aos agricultores de base familiar da região do Vale que sofrem atualmente com uma alta infestação de moscas-das-frutas, e possuem poucos recursos para o combate. Juntos, os governos da Bahia e de Pernambuco, financiaram o plano emergencial para 2014, com mais de 2 milhões de reais por meios de suas respectivas agências de defesa agropecuária, a Adab e a Adagro.

As mobilizações começaram na semana passada com os pequenos produtores dos perímetros irrigados de Juazeiro, na Bahia e no projeto de Irrigação Bebedouro em Petrolina. Os encontros são realizados pelas agências de defesa agropecuária da Bahia e de Pernambuco, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) dos dois estados, e contam com o apoio da Biofábrica Moscamed Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *