Promotora do Ministério Público de Pernambuco conhece projeto AME

À convite da secretária Municipal de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, a promotora de Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco, Ana Rúbia Torres de Carvalho, visitou ontem (22), as unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família em funcionamento, nos bairros Dom Avelar, José e Maria e Vila Eduardo, e as unidades em construção na Areia Branca e no Henrique Leite.

De acordo com a secretária Lúcia Giesta, o convite foi feito no intuito de apresentar à representante do MPPE a estrutura e o funcionamento das unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado, que vem sendo implantadas em Petrolina. “A promotora Ana Rúbia conheceu todos dos espaços das nossas AMEs, fez os seus questionamentos e ficou muito satisfeita com a amplitude do atendimento que vem sendo prestado à população”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, ressaltando que as unidades, idealizadas pela gestão Julio Lossio, contam com diferencial de 4 Equipes de Saúde da Família (ESF), salas para procedimentos e pequenas cirurgias, área para a prática de atividades físicas e horário de atendimento ampliado, das 07h às 21 horas.

“O projeto foi bem concebido, gostei muito do que vi. Tenho muita esperança de que, daqui para frente, esse modelo de atenção básica a saúde possibilitará um atendimento mais adequado às pessoas”, avaliou a promotora Ana Rúbia Torres de Carvalho ao final da visita. A promotora também aproveitou a oportunidade para ressaltar o desafio que é manter unidades de saúde com a AME e a importância de chamar a comunidade para proteger esse bem. “Espero que os cidadãos, eventuais pacientes dessa unidade de saúde, cuidem desse patrimônio com o mesmo carinho que ele foi construído”, frisou.

Petrolina dispõe, atualmente, de três AMEs Saúde da Família em funcionamento (Dom Avelar, José e Maria e Vila Eduardo), 3 em construção (Henrique Leite, Areia Branca e Izacolândia), 5 aguardando Ordem de Serviço (PSNC-N5, Gercino Coelho, Antônio Cassimiro, Ouro Preto, Pedra Linda), e mais 4 em processo licitatório (PSNC-N8, Rajada, Centro e Jardim Amazonas). Até o final de 2012, população contará com 15 unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *