Projeto Guarda Mirim/Anjos da Guarda é implantado em Juazeiro

O Projeto Guarda Mirim/Anjos da Guarda foi apresentado neste sábado (17), pela manhã, no Colégio CAIC, localizado no bairro Malhada da Areia, juntamente com a primeira turma do curso de formação Guarda Mirim, coordenado pela Guarda Municipal de Juazeiro e na companhia de parceiros e orientadores do curso.

Na oportunidade, familiares das 34 crianças, que há dois meses fazem parte da primeira turma, prestigiaram o lançamento do projeto apresentado e dirigido pela Guarda Municipal de Juazeiro, onde foi explicado através de slides pela coordenadora geral do projeto Hermínia Dias dos Santos.

O Projeto consiste em proporcionar as crianças e adolescentes um acompanhamento no ambiente educacional que vai muito além das atividades disciplinares desenvolvidas pelas escolas. Melhorar o comportamento educacional, social e familiar é o objetivo geral da ação, pois a partir daí será trabalhado o objetivo específico que definirá novos valores éticos, cidadania e consciência individual e coletiva. A coordenadora geral e pedagoga Hermínia Dias falou sobre o curso destacando a matéria de “ordem unida” que trata de assuntos temáticos como bullying, causas da violência, gravidez na adolescência e outros temas que afetam a sociedade e estão incluídos na problemática do jovem. “Trabalhamos a consciência através de uma disciplina comportamental para que eles identifiquem o problema de acordo a uma ação preventiva resgatando valores e ajudando os pais”, disse Hermínia.

O curso tem duração de 1 ano, e com a ajuda de 13 guardas municipais, escolhidos por se destacarem pelos seus talentos, foi composto uma equipe técnica onde juntos orientam alunos de 8 a 16 anos de idade nessa jornada de mudanças. Aulas de música, artesanato, educação física, ordem unida são algumas das lições passadas todos os sábados na escola, dia escolhido para o curso. “Ter postura, saber se vestir, manter a roupa limpa, ter bons modos, manter-se calmo diante de situações difíceis, em tudo a gente orienta o aluno”, afirmou Marcos Roberto, guarda municipal e coordenador pedagógico do projeto. Ele ainda completou citando que não é fácil essa transformação, pois as crianças normalmente vivem em um ambiente violento, ou tem exemplos violentos fora de casa, e vivem achando que é para ter medo de polícia. “São depoimentos deles próprios, pois acabam contando para gente. É um desafio, mas o segredo está em querer fazer, e estamos aqui assumindo esse papel de orientadores” disse.

Representando o prefeito Isaac Carvalho, o chefe de gabinete Roosvelt Duarte parabenizou a Guarda pelo projeto. “Esta é uma iniciativa que já nasce grande. A melhor forma de combater o mal é andar em ordem e ordem a Guarda Municipal tem; e que bom que encontrou nesses jovens a oportunidade de fazer uma transformação social, educacional na vida de cada um”.

“Apenas com dois meses de curso já vejo diferença no comportamento deles”, afirmou Perpétua Morais, vice-gestora do Colégio CAIC. Perpétua testemunha essa mudança desde o começo. Presente junto à coordenação do Colégio, ela garante que vai continuar parceira do projeto: “Vamos abrir novas turmas ano que vem. Os alunos que não estão participando já enxergam os colegas do curso Guarda Mirim de outra forma, e querem seguir o mesmo exemplo. As famílias também no começo não compreenderam a proposta, mas agora já sentem a diferença no filho”.

Josenice Conceição Lima festeja em ver o filho entre os 34 da primeira turma. “Ele está diferente. Não é mais violento, tem paciência em casa, agora cuida da irmã e até me ajuda lavando a farda dele. Está educado comigo e mais responsável, pois além de lavar a própria farda ele mesmo se preocupa em acordar cedo para ir a escola”, disse a mãe feliz por Joesley Lima de Souza. “Fico ansioso para que chegue o sábado logo, quando tem o curso”, afirmou Joesley.

Esta é a primeira de muitas turmas Anjos da Guarda de Juazeiro que ainda irão se formar. A Guarda Municipal está atenta e cuida das questões preventivas através do acompanhamento familiar e visitas. Recebendo ajuda de parceiros, amigos policiais federais, colaboradores voluntários e escolas, o projeto mantém não só seu nível de ensino como também de utilidades e materiais escolares. “O colégio CAIC foi o primeiro procurado para que se implantasse o projeto por se tratar de uma escola localizada na periferia. Falta de disciplina é o que mais atrapalha o aprendizado do aluno, por isso estamos aqui. Para fazer desses jovens verdadeiros Anjos da Guarda”, disse Hermínia Dias, coordenadora geral do Projeto.

(Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *