Sedest representa Petrolina na VIII Conferência Nacional da Assistência Social em Brasília

Durante a última semana, entre os dias 07 e 10 de dezembro, a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho de Petrolina/PE, Tereza Virgínia de Carvalho, esteve em Brasília participando da VIII Conferência Nacional da Assistência Social realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com o tema: “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social e valorizar seus Trabalhadores”. O evento teve o objetivo de avaliar a situação atual da Assistência Social e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento além de discutir os avanços na consolidação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, com a valorização dos trabalhadores e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios.

De acordo com informações da Secretária Tereza Virgínia, na última quarta-feira (07), a Lei Orgânica da Assistência Social completou 18 anos e o mesmo dia foi decretado Dia Nacional da Assistência Social. Neste ano, houve a atualização da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a Organização da Assistência Social, transformada na Lei Nº 12.435, de 6 de julho de 2011. Os presentes vibraram pelas conquistas na área da Assistência Social.

Petrolina elegeu seus representantes (delegados) na VII Conferência Municipal de Assistência Social realizada no município em agosto deste ano, e no mês de outubro eles participaram da etapa estadual na cidade de Recife/PE, quando foi eleita uma delegada representando sociedade civil. Segundo Tereza Virgínia, os encontros geram uma troca positiva de experiência entre os estados. “Neste encontro tivemos a oportunidade de conhecer experiências de outros estados e ter conhecimento do que surge e os avanços na área da assistência social”, salientou.

Como assistente social, a secretária Tereza Virgínia mostrou-se satisfeita pelos avanços na Assistência Social em Petrolina. “Fico muito feliz pelos novos programas implantados desde 2009 e pelo desenvolvimento de ações que contribuem na assistência aos mais vulneráveis, que realmente precisam mudar de vida e terem o reconhecimento como pessoa humana digna”, analisou.

Para a Irmã Maria Lucelia de Souza Santos, delegada eleita na conferência estadual representando sociedade civil, é muito importante participar para conhecer melhor o trabalho do SUAS e colaborar de forma mais consciente. “Essa participação é relevante para que juntos possamos ser sensíveis às realidades gritantes e emergentes do nosso povo necessitado de uma assistência social mais justa e solidária. Sou agradecida a Deus por estar aqui e poder participar nas decisões, e à Prefeitura e ao Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS junto ao Conselho Estadual de Assistência Social e Conselho Nacional de Assistência Social”, disse.

Ao todo, 2.500 participantes estiveram nas palestras e plenárias para discutir os avanços da Assistência Social no país e a valorização do profissional da área. No primeiro dia, houve palestras da Secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin; do Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Carlos Eduardo Ferrari; e da Professora Maria Carmelita Yazbey, da Pontifícia Universidade Católica /SP. Na primeira noite, a palestra foi da Ministra de Estado, Tereza Campello.

(Iana Lima – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *