ESTUDANTES DE AGRONOMIA DA UNEB DE JUAZEIRO REALIZARAM MOSTRA DE ALIMENTOS PROCESSADOS

unnamedReutilizar produtos da agroindústria que possui baixo valor comercial e transformá-lo em uma alternativa de renda para a agricultura familiar, foi o objetivo da 8ª Mostra de Processamento de Produtos Agropecuários, realizada nesta sexta-feira (25), na Praça de Eventos do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, região Norte do Estado.

Produtos como doce de banana, compota de abacaxi, iogurte de leite de cabra com umbú, geleia de maracujá, pimentas e licor de leite foram expostos para a degustação durante a mostra. O Evento foi realizado por estudantes do Curso de Engenharia Agronômica da Uneb e compõe o quadro de atividades práticas da disciplina de Processamento de Produtos Agropecuários, ministrada pelo professor da Uneb Emanuel Ernesto Fernandes Santos.

Os participantes também distribuíram receitas dos produtos que foram expostos e explicaram as tecnologias utilizadas para o processamento.

A estudante do 7° período do curso de Engenharia Agronômica da Uneb Ane Emanuele Flor Oliveira cursa a disciplina  Processamento de Produtos Agropecuários e expôs para a degustação dois tipos de iogurte: um de leite de cabra  com maracujá e outro de leite de cabra com umbú. “ A produção desse tipo de iogurte é interessante porque estamos valorizando e mostrando o que é possível fazer com insumos da região como umbú e o leite de cabra”, ressaltou a estudante.

Ane também explicou como é feito o processo em sala de aula para obtenção desses produtos. “Cada alimento possui teores de água, carboidratos, proteínas. Depois que conhecemos a composição deles, estudamos a sua microbiologia e nesse processo observamos os microrganismos que vão trabalhar no processo de transformação dos produtos”, completou.

Outro cuidado importante para o processamento é a higienização dos produtos. “A tecnologia de alimentos que estudamos na disciplina busca, basicamente, agregar valor e aumentar o tempo de prateleira desses produtos. Para isso, o primeiro passo é cuidar da higiene das instalações e do processo de manipulação dos alimentos e, se isso não for feito, o produto pode perder a qualidade e estragar”, explicou o professor Emanuel Fernandes.

Erifranklin Santos é estudante do mestrado em Horticultura Irrigada da Uneb e visitou a exposição. Ele frisou que quando era estudante de graduação do curso de Engenharia Agronômica, participou de uma mostra de Processamento como expositor e considera que foi uma experiência importante.

“É um momento muito interessante. Além de promover a interação  dos alunos da disciplina com  outros estudantes da Universidade  também é um momento de abrir as portas da sala de aula  para a interação de outras pessoas. Na época em que estudava também tive a oportunidade de conhecer outras três exposições como essa, aqui em Juazeiro”, destacou o mestrando.

Todos os alimentos da exposição foram produzidos pelos alunos da disciplina no laboratório de Processamento de  Produtos Agropecuários do DTCS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *